Numa operação relâmpago, a equipa da Guarda Costeira Indiana (ICG) em Mandapam, Tamilnadu, apreendeu duas toneladas de pepino do mar, uma espécie marinha protegida. Trabalhando a partir de uma denúncia sobre o transbordo ilegal de pepino do mar na madrugada de 19 de setembro, a equipa do ICG entrou em ação e rastreou o barco suspeito envolvido em provável contrabando. As equipas do ICG foram distribuídas pelas áreas do Golfo de Mannar e da Baía de Palk para isolar com eficácia a provável rota de fuga por mar.
Posteriormente, o barco foi encontrado ancorado a cerca de 15 km ao largo de Vedalai ao sul de Mandapam abandonado pela tripulação às 10h30 de domingo e embarcado pela equipa da Guarda Costeira. A equipa de embarque do ICG Hovercraft H-183 recuperou 200 sacos de pepino do mar com o peso aproximado de 2.000 kg. O barco, junto com os pepinos do mar apreendidos, foi levado para Mandapam, perto de Rameshwaram, Tamilnadu, e entregue aos oficiais da Conservação da Natureza. O valor dos pepinos do mar apreendidos foi calculado em cerca de 8 crores INR.
Na investigação, foi revelado que a exportação fora planejada para transbordo através da Linha da Fronteira Marítima Internacional durante a noite. Os pepinos do mar são muito procurados na China e no sudeste da Ásia. Já, no início do mês de julho, a equipa da Guarda Costeira em Mandapam havia apreendido cerca de 1.200 kg de pepino do mar e prendido dois funcionários.
O pepino-do-mar na Índia é tratado como uma espécie ameaçada de extinção listada na lista I da Lei de Proteção da Vida Selvagem de 1972. É contrabandeado principalmente de Tamil Nadu para o Sri Lanka em navios de pesca dos distritos de Ramanathapuram e Tuticorin.
Sem comentários:
Enviar um comentário