Cadeias de logística globais já impactadas pela pandemia, escassez de mão de obra e pressionadas pela forte procura por parte do consumidor nos EUA, estão a ser afetadas por outra força disruptiva: a Mãe Natureza.
O tufão Chanthu deve estacionar perto da foz do rio Yangtze na China até quarta-feira, encerrando temporariamente as operações nos principais portos. No Texas, no coração das indústrias química e de energia dos EUA, a tempestade tropical Nicholas atingiu a costa durante a noite, forçando os terminais de Houston a restringir o manuseio de cargas e a restringir o tráfego de navios pouco mais de duas semanas depois de o furacão Ida ter atingido a vizinha Louisiana.
Mesmo atrasos temporários em torno de dois importantes complexos portuários de comércio irão afetar uma indústria de transporte marítimo global que está a operar com pouca folga durante uma das temporadas de pico do frete marítimo.
“O momento é terrível e vai adicionar mais pressão a uma cadeia de abastecimentos já afetada, especialmente devido ao tamanho desses portos”, disse Simon Heaney, gestor sénior da Drewry Shipping Consultants Ltd. “Todos os incidentes Covid-19 e condições meteorológicas extremas agravam o problema e atrasam o retorno às operações normais.”
O congestionamento atual dos portos da China "provavelmente levará a mais atrasos nos embarques e cancelamentos de viagens, o que poderia, por sua vez, enviar as taxas de frete, especialmente as de contentores, a novos recordes mais uma vez", disse James Teo, analista de transporte da Bloomberg Intelligence em Singapura.
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