13 de setembro de 2021

A Aliança 2M anuncia cancelamento de viagens em Xangai

Um anúncio de uma aliança de transporte de contentores de que cancelaria quatro viagens no período da Golden Week (tradicional semana de feriados na China) deixou os carregadores desesperados para conseguirem tirar a carga da Ásia, “desconcertados” com o anúncio.

A 2M é a primeira aliança a anunciar suspensão de viagens durante o período de férias de outubro na China e deixou alguns carregadores no limbo, com carga reservada nas viagens canceladas e ainda a lutar para encontrar capacidade em navios de exportação lotados da Ásia.

A Maersk e a MSC, os parceiros 2M, cancelaram quatro loops programados Ásia-Norte da Europa nas semanas 39 e 40, removendo assim cerca de 70.000 TEU de capacidade da rota.

De acordo com um parecer do MSC, o 2M anulará o loop Griffin / AE55 e o serviço Lion / AE6 na última semana de setembro, seguido pelos loops Albatross / AE5 e Lion / AE6 na semana seguinte.

O motivo, disse a MSC, era “aumentar a confiabilidade do cronograma”.

Um despachante com base no Reino Unido com carga reservada em uma das viagens canceladas em setembro disse que ficou "pasmo" com a ação.

“Recebemos o aviso, de forma inesperada, esta manhã e, nas últimas horas, temos tentado descobrir o que acontece agora com nossas reservas confirmadas”, disseram ao The Loadstar.

Segundo as fontes, parece haver “alguma confusão” em torno das alternativas e muitos mantêm a expectativa de inversão do cancelamento.

“Parece ter surpreendido a todos, incluindo as próprias operadoras”, acrescentou a fonte.

Na verdade, a MSC disse que os carregadores poderiam “continuar a fazer reservas como de costume, pois estamos organizando um plano de contingência com serviços alternativos”.

É bastante normal que as transportadoras cancelem as viagens junto aos feriados da Golden Week, quando a procura tradicionalmente diminui após o pico da temporada alta, no entanto, de acordo com uma fonte da transportadora recentemente, “este ano a carteira de reservas pode encher nossos navios até outubro”.

Até o momento, a Maersk não confirmou oficialmente os cancelamentos, embora tenha anunciado hoje uma série de mudanças no número da viagem na linha comercial para refletir o declínio das viagens anunciadas, uma consequência dos atrasos nos congestionamentos dos portos.

Parece um pouco estranho que, depois de algumas das linhas terem dito que iriam limitar os aumentos das taxas na semana passada, que [outras] companhias estejam a começar a deixar as viagens em branco novamente”, disse a mesma fonte.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário