A companhia japonesa de transporte Mitsui O.S.K. Lines (MOL)
encetou conversações para poder aproveitar os ganhos no aumento de transporte
de mercadorias através da Rota do Mar do Norte. Para o efeito, a empresa
assinou um Memorando de Entendimento com a Agência de Investimento e Exportação
do Extremo Oriente (FEIA)
Para o efeito, a empresa assinou um Memorando de
Entendimento com FEIA sob os auspícios do Ministério da Federação Russa para o
Desenvolvimento do Extremo Oriente para cooperar no desenvolvimento da Rota do
Mar do Norte e do Extremo Russo Leste.
A Rota do Mar do Norte, que é uma alternativa muito mais
curta que a do Canal de Suez, está a ganhar importância devido à redução do
gelo no Árctico e à concepção de novos navios comerciais que podem quebrar gelo,
o que permite que o transporte de abundantes recursos de energia natural do
Árctico seja comercialmente viável.
“O Extremo Oriental russo está localizado na entrada da Rota
do Mar do Norte, pelo que podemos antecipar êxito na realização do transporte comercial
deste território através da Rota do Mar do Norte, sendo este o elemento chave
por trás da assinatura deste Memorando de Entendimento entre a MOL e FEIA”,
disse a MOL.
A MOL participa no projecto Yamal LNG, o primeiro projecto de
energia em grande escala que exporta cargas através da Rota do Mar do Norte, sendo
que o primeiro navio-tanque de LNG da MOL, preparado para o gelo e destinado ao
projecto (Vladimir Rusanov), está previsto entrar ao serviço no final de Março,
depois de testes marítimos em águas do Árctico. O navio Vladimir Rusanov faz
parte de um lote de navios encomendados pela MOL e pela COSCO, em 2014, aos
estaleiros da DSME.
Os navios, previstos ser entregues em 2018 e 2019, terão
capacidade ide quebrar gelo, permitindo-lhes navegar em mares com gelo até 2,1
m de espessura, e transportarão GNL da instalação Yamal LNG em Sabetta, na
Península Yamal da Rússia, para os mercados mundiais de GNL.Fonte
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