23 de fevereiro de 2018

PortGraphic: Sines no Top15 Europeu em 2017


Saiu, esta semana, o estudo sobre o volume de carga manuseado pelos portos contentorizados europeus. O estudo apresenta uma tabela que mostra os 15 principais portos de contentores da União Europeia em 2017 com base no volume de contentores expresso em TEU. Também inclui os valores do crescimento dos contentores em relação a 2016 e ao ano de 2007, no início da crise. Todos os portos listados operam mais de 1,5 milhão de TEU por ano.
O aumento do vaivém no tráfego de contentores em 2016 foi de 2,1% (-1,6% em 2015)
Enquanto em 2015 os 15 principais portos ainda viram um pequeno declínio de tráfego de 1,6% (média) em relação a 2014, desta vez, temos um modesto crescimento de 2,1%. Barcelona, Sines, Piraeus, Algeciras e Antuérpia registaram os maiores crescimentos, enquanto Felixstowe, Le Havre e Bremerhaven foram os únicos que experimentaram quebra de tráfego em relação a 2016.
Em média, o aumento do tráfego de contentores experimentado pelos 15 maiores portos europeus, entre 2007 e 2016, foi de 14,4%
Os 15 principais portos, em conjunto, tiveram um aumento bastante expressivo de 14,4% no tráfego de contentores em relação ao ano anterior à crise de 2007. Em quase uma década, quatro dos 15 portos ainda registaram, em 2016, volumes inferiores aos de 2007. Gioia Tauro e Barcelona são casos especiais, que combinam, em simultâneo, um forte crescimento durante o ano de 2016, embora esse desempenho tenha sido, mesmo assim, inferior aos números conseguidos em 2007.
2007-2016: neste período, os portos do sul da Europa ao apostarem no mercado de transbordo apresentaram um crescimento mais forte

As estrelas deste crescimento, durante o período 2007-2016, moram no sul da Europa: no topo vem Sines (com um volume multiplicado por 9) e Piraeus (com mais 168%). Marxaxlokk, Valência e Algeciras surgem a seguir. Tratam-se, principalmente, de portos que dependem fortemente dos volumes de transhipment. Quando falamos de portos com uma orientação de gateway / hinterland, vêm à cabeça da lista os portos de Antuérpia e Génova.
Piraeus e Sines são os notáveis recém-chegados à lista de Top15
Poucas são as alterações ocorridas na lista dos portos europeus Top15. Piraeus não estava entre os 15 melhores em 2007. Nesse ano, Constantza classificou-se em 15º (1,41 milhões TEU) e Zeebrugge estava era o nº 11 (com 2,02 milhões de TEU). Sines juntou-se aos 15 primeiros apenas em 2016, preenchendo o lugar previamente ocupado por Zeebrugge (1,56 milhões de TEU em 2015).
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