Saiu, esta semana, o estudo sobre o volume de carga
manuseado pelos portos contentorizados europeus. O estudo apresenta uma tabela
que mostra os 15 principais portos de contentores da União Europeia em 2017 com
base no volume de contentores expresso em TEU. Também inclui os valores do
crescimento dos contentores em relação a 2016 e ao ano de 2007, no início da
crise. Todos os portos listados operam mais de 1,5 milhão de TEU por ano.
O aumento do vaivém no tráfego de contentores em 2016 foi de
2,1% (-1,6% em 2015)
Enquanto em 2015 os 15 principais portos ainda viram um
pequeno declínio de tráfego de 1,6% (média) em relação a 2014, desta vez, temos
um modesto crescimento de 2,1%. Barcelona, Sines, Piraeus, Algeciras e
Antuérpia registaram os maiores crescimentos, enquanto Felixstowe, Le Havre e
Bremerhaven foram os únicos que experimentaram quebra de tráfego em relação a
2016.
Em média, o aumento do tráfego de contentores experimentado
pelos 15 maiores portos europeus, entre 2007 e 2016, foi de 14,4%
Os 15 principais portos, em conjunto, tiveram um aumento
bastante expressivo de 14,4% no tráfego de contentores em relação ao ano
anterior à crise de 2007. Em quase uma década, quatro dos 15 portos ainda
registaram, em 2016, volumes inferiores aos de 2007. Gioia Tauro e Barcelona
são casos especiais, que combinam, em simultâneo, um forte crescimento durante
o ano de 2016, embora esse desempenho tenha sido, mesmo assim, inferior aos
números conseguidos em 2007.
2007-2016: neste período, os portos do sul da Europa ao
apostarem no mercado de transbordo apresentaram um crescimento mais forte
As estrelas deste crescimento, durante o período 2007-2016,
moram no sul da Europa: no topo vem Sines (com um volume multiplicado por 9) e
Piraeus (com mais 168%). Marxaxlokk, Valência e Algeciras surgem a seguir.
Tratam-se, principalmente, de portos que dependem fortemente dos volumes de transhipment. Quando falamos de portos
com uma orientação de gateway / hinterland,
vêm à cabeça da lista os portos de Antuérpia e Génova.
Piraeus e Sines são os notáveis recém-chegados à lista de
Top15
Poucas são as alterações ocorridas na lista dos portos
europeus Top15. Piraeus não estava entre os 15 melhores em 2007. Nesse ano,
Constantza classificou-se em 15º (1,41 milhões TEU) e Zeebrugge estava era o nº
11 (com 2,02 milhões de TEU). Sines juntou-se aos 15 primeiros apenas em 2016,
preenchendo o lugar previamente ocupado por Zeebrugge (1,56 milhões de TEU em
2015).
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