8 de fevereiro de 2018

Único quebra-gelo pesado Americano sofreu entrada de água e falha do motor durante a missão anual à Antárctida

O US Coast Guard Cutter Polar Star completou a sua missão de abastecimento à National Science Foundation (NSF) depois de cortar um canal de reabastecimento através de 15 quilómetros de gelo antárctico no Mar de Ross e escoltar embarcações de abastecimento para até o continente.
Segundo o comandante da Polar Star, apesar de terem encontrado menos gelo este ano, tiveram vários contratempos de ordem técnica para conseguir realizar a missão com êxito. O quebra-gelos pesado norte-americano (único no activo), a 16 de Janeiro, experimentou entrada de água pelo bucim do veio da hélice, causando inundação da casa da máquina. A tripulação respondeu rapidamente, selando o bucim com reparação de emergência, para poder parar a entrada de água gelada no navio. A tripulação conseguiu, posteriormente, realizar uma reparação mais definitiva. Não houve registo de acidentes pessoais em resultado deste incidente.
Posteriormente, a  11 de Janeiro, a sua velocidade pelo oceano gelado foi reduzida por uma das três principais turbinas a gás do navio ter avariado. A tripulação conseguiu solucionar o problema da turbina com recurso ao antigo sistema eléctrico utilizado no navio na década de 1970.
Entretanto, o vice-almirante Fred Midgette, comandante da US Coast Guard Pacific Area, afirmou que se o Polar Star sofresse uma falha mecânica catastrófica, os EUA não seriam capazes de assumir prolongadas missões de quebra-gelo como a Operação Deep Freeze, já que o país não tem outro navio capaz de resgatar a tripulação se este navio ficasse preso no gelo.
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