O US Coast Guard Cutter Polar Star completou a sua missão de
abastecimento à National Science Foundation (NSF) depois de cortar um canal de
reabastecimento através de 15 quilómetros de gelo antárctico no Mar de Ross e
escoltar embarcações de abastecimento para até o continente.
Segundo o comandante da Polar Star, apesar de terem
encontrado menos gelo este ano, tiveram vários contratempos de ordem técnica para
conseguir realizar a missão com êxito. O quebra-gelos pesado norte-americano
(único no activo), a 16 de Janeiro, experimentou entrada de água pelo bucim do veio
da hélice, causando inundação da casa da máquina. A tripulação respondeu
rapidamente, selando o bucim com reparação de emergência, para poder parar a
entrada de água gelada no navio. A tripulação conseguiu, posteriormente,
realizar uma reparação mais definitiva. Não houve registo de acidentes pessoais
em resultado deste incidente.
Posteriormente, a 11
de Janeiro, a sua velocidade pelo oceano gelado foi reduzida por uma das três
principais turbinas a gás do navio ter avariado. A tripulação conseguiu solucionar
o problema da turbina com recurso ao antigo sistema eléctrico utilizado no
navio na década de 1970.
Entretanto, o vice-almirante Fred Midgette, comandante
da US Coast Guard Pacific Area, afirmou que se o Polar Star sofresse uma falha
mecânica catastrófica, os EUA não seriam capazes de assumir prolongadas missões
de quebra-gelo como a Operação Deep Freeze, já que o país não tem outro navio
capaz de resgatar a tripulação se este navio ficasse preso no gelo.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário