23 de fevereiro de 2018

A Comissão Europeia multou as transportadoras marítimas de automóveis num total de € 546 milhões

O trio japonês do transporte automóvel – K 'Line, NYK e MOL – emitiu declarações separadas sobre a decisão de quarta-feira da Comissão Europeia em multá-las por práticas de cartelização e violação do direito da concorrência da UE.
Além das empresas japonesas, o transportador norueguês / sueco WWL-EUKOR e o transportador marítimo chileno CSAV também foram considerados culpados deste tipo de infracção.
As empresas foram multadas num total de 395 milhões de euros (USD 486,6 milhões).
Comentando a sentença, a K Line afirmou que a decisão irá provocar uma perda extraordinária de 39,1 milhões de euros (5,1 mil milhões de JPY) no exercício do 1º Trimestre de 2018.
Por outro lado, a NYK, multada em 141,82 milhões de euros (JPY 18,8 bilhões), explicou que já havia orçamentado US $ 19,6 mil milhões como provisões para multas no seu relatório de contas apresentado em 31 de Dezembro de 2017.
Finalmente, a Mitsui O.S. Lines (MOL), também considerada culpada, conseguiu esquivar-se a uma multa de 203 milhões de euros em troca de informações sobre o cartel, durante a investigação.
O trio acrescentou que iriam trabalhar para recuperar a confiança do público e trabalhar na prevenção de tais comportamentos no futuro.
Esta condenação vem no seguimento da investigação, por parte das autoridades EU, que descobriu que, durante quase 6 anos, de Outubro de 2006 a Setembro de 2012, as cinco operadoras formaram um cartel no mercado de transporte marítimo de carros novos, camiões e outros veículos de grande porte, em várias rotas entre a Europa e outros continentes.
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