7 de fevereiro de 2018

Combustíveis marítimos mais limpos poderiam evitar milhares de mortes provocadas pelas emissões

Os combustíveis mais limpos e de baixo teor de enxofre para os navios podem reduzir o número de mortes relacionadas com a poluição do ar em cerca de um terço, de acordo com um novo estudo. Tais combustíveis também têm a capacidade de reduzir para metade o número de casos de asma de infância relacionados com a poluição.
Os navios são os principais contribuintes para a poluição atmosférica global devido aos combustíveis fósseis sujos e de baixa qualidade utilizados na sua propulsão, que produzem 3.500 vezes mais enxofre do que o combustível diesel usado pelos veículos rodoviários.
Os altos níveis de poluição atmosférica causados ​​pelo transporte marítimo levaram a preocupações com os seus impactos na saúde, especialmente nos portos e nas regiões costeiras. Os recentes números do governo inglês revelaram que os níveis de alguns poluentes derivados do transporte eram quatro vezes superiores do que os dados anteriores sugeriam.
Laurie Laybourn-Langton, directora da UK Health Alliance sobre Mudanças Climáticas, descreveu a poluição do ar como tendo "um efeito importante na saúde pública no Reino Unido".
Estima-se que cerca de 14 milhões de casos anuais de asma infantil estejam relacionados à poluição global dos navios, utilizando os atuais combustíveis. A mudança para combustíveis mais limpos nos navios reduzirá a metade os casos de asma de infância relacionados com o transporte marítimo. Além disso, estima-se que a poluição marítima contribua para 400.000 mortes prematuras por cancro de pulmão e doenças cardiovasculares, anualmente. Isso representa cerca de 7-8 por cento do impacto global na saúde causado pela poluição do ar. Reduzir as emissões de enxofre dos navios também reduzirá esses outros impactos relacionados com a saúde, evitando cerca de um terço das doenças cardiovasculares anuais e do cancro de pulmão devido à poluição do ar devido ao transporte.
A OMI, que regula as emissões dos navios, propôs uma redução no teor de enxofre dos óleos combustíveis utilizados no transporte marítimo, dos atuais 3,5%, para 0,5%, até 2020.
“A redução no limite do enxofre no óleo combustível utilizado a bordo dos navios terá benefícios tangíveis para a saúde, particularmente para as populações que vivem perto dos portos e das principais rotas marítimas”, disse a porta-voz da OMI, Natasha Brown.
No entanto, os pesquisadores que conduziram o estudo, liderados pelo Dr. James Corbett, da Universidade de Delaware, disseram que os combustíveis com baixo teor de enxofre estão longe de ser a solução final.
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