A alemã Peter Döhle e a grega Costamare fundiram as
operações de fretamento dos seus porta-contentores numa nova empresa chamada
Blue Net Chartering, com sede em Hamburgo, criando, porventura, a maior frota
de navios de transporte de contentores do mercado tramp.
Os dois armadores e proprietários informaram os seus
clientes, através de uma circular de 1 de Fevereiro, de que os seus serviços de
fretamento haviam sido integrados numa empresa chamada Blue Net Chartering. O
lançamento oficial ocorreu no dia 1 de Fevereiro.
Com sede em Hamburgo, Alemanha, a equipa de fretamento será
responsável por comercializar uma frota combinada de 220 navios porta-contentores
com uma capacidade agregada de 1,1 milhão de TEUs. A frota inclui navios da
Peter Döhle, Costamare e de proprietários terceiros não especificados. A
propriedade e as obrigações finanças de todos os navios envolvidos continuarão
a ser tratadas, de forma separada, pelos proprietários.
O lançamento do consórcio Döhle / Costamare assinala novo
marco na consolidação da gestão comercial entre os armadores de contentores não
operacionais, aparentemente como resposta à rápida concentração entre os
operadores de linha que afretam os seus navios.
A própria Döhle já tinha criado operações de fretamento para
todos os seus pequenos navios feeder noutra
joint venture, a Ernst Russ
Shipbroker, em 2013, que gere o mercado de afretamento de embarcações feeder que anteriormente eram
comercializadas individualmente pela Peter Döhle e as antigas empresas de
corretagem Stüwe & Co e Ernst Russ.
Concentrando-se no mercado em navios de tamanho médio
e grande de até 14.000 TEU, a Blue Net Chartering provavelmente será o maior
agente de fretamento exclusivo para a tonelagem de navios de contentores no
mercado de tramping, superior à da
Hanseatic Unity Chartering – a corretora conjunta de armadores como Asiatic /
Atlantic Lloyd, Borealis Maritime Leonhardt & Blumberg, Reederei Nord e
Bernhard Schulte.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário