Os transportadores marítimos têm vindo a enfrentar maiores
custos com o combustível nos últimos meses e agora poderão ser surpreendidos
por um aumento nas taxas de fretamento de navios.
As linhas de transporte de contentores estão obrigadas a
pagar taxas de fretamento diárias mais elevadas pelos navios afretados, uma vez
que a disponibilidade de tonelagem caiu.
Falando durante a apresentação de resultados do quarto
trimestre de 2014 do Grupo Maersk, na semana passada, o director de operações
da Maersk Line, Soren Toft, admitiu que os armadores finalmente começaram a
recuperar a liderança nas negociações de contratos de fretamento.
“Estamos vendo alguma pressão sobre as taxas de frete
temporário, principalmente porque a frota ociosa diminuiu bastante”, disse ele.
Na verdade, de acordo com o levantamento mais recente da
Alphaliner, a capacidade ociosa diminuiu para 191.441 TEU, representando apenas
0,9% da frota global.
“A frota ociosa diminuiu acentuadamente na última quinzena,
já que os transportadores apressaram-se a aumentar a capacidade para aproveitarem
a alta maior procura que sucede sempre em vésperas das férias pré-lunares do
ano novo no Extremo Oriente”, esclareceu a Alphaliner.
Sem comentários:
Enviar um comentário