14 de fevereiro de 2018

Além do aumento do combustível, as transportadoras enfrentam um pico nas taxas de fretamento


Os transportadores marítimos têm vindo a enfrentar maiores custos com o combustível nos últimos meses e agora poderão ser surpreendidos por um aumento nas taxas de fretamento de navios.
As linhas de transporte de contentores estão obrigadas a pagar taxas de fretamento diárias mais elevadas pelos navios afretados, uma vez que a disponibilidade de tonelagem caiu.
Falando durante a apresentação de resultados do quarto trimestre de 2014 do Grupo Maersk, na semana passada, o director de operações da Maersk Line, Soren Toft, admitiu que os armadores finalmente começaram a recuperar a liderança nas negociações de contratos de fretamento.
“Estamos vendo alguma pressão sobre as taxas de frete temporário, principalmente porque a frota ociosa diminuiu bastante”, disse ele.
Na verdade, de acordo com o levantamento mais recente da Alphaliner, a capacidade ociosa diminuiu para 191.441 TEU, representando apenas 0,9% da frota global.
“A frota ociosa diminuiu acentuadamente na última quinzena, já que os transportadores apressaram-se a aumentar a capacidade para aproveitarem a alta maior procura que sucede sempre em vésperas das férias pré-lunares do ano novo no Extremo Oriente”, esclareceu a Alphaliner.


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