A ambição de controlar cinco por cento da frota global
apenas em quatro anos, a partir de agora, é uma ilusão, diz a Drewry numa nova
análise da transportadora de contentores Hyundai Merchant Marine. Isso também
seria desastroso para o setor, observa a empresa.
A Hyundai Merchant anunciou recentemente que em breve irá
fazer um pedido para 14 meganavios de contentores de 22.000 TEU e regressar às
rotas da Ásia-Europa. No entanto, o operador ainda está longe de estar livre da
crise do transporte marítimo contentorizado, tendo, apresentado prejuízo de mil
milhões de USD no ano passado. Nesta perspectiva é, altamente, improvável que a
HMM possa conquistar parte do mercado aos maiores rivais, incluindo a CMA CGM e
a MSC, mantendo a encomenda de novos navios, segundo a Drewry.
A HMM, actualmente, controla 1,5% da frota global e parece
curto que com apenas 1,2 milhão considerando a actual frota e a lista de encomendas,
venha a conseguir alcançar esse desiderato. De acordo com Drewry, a HMM
precisaria de outros 830,000 TEU (ou seja, 38 meganavios de 22 mil TEU cada). Segundo
escrevem os analistas da Drewry, a transportadora precisa de restabelecer a
confiança perdida e, depois, providenciar os meios necessários para financiar
esse crescimento. Convém lembrar que a Hyundai Merchant já depende do
financiamento do recém-criado fundo da Coreia do Sul, Korea Maritime
Corporation, criado para apoiar o sector de transporte e construção naval do
país, na sequência do colapso da empresa Hanjin Shipping.
Frota de
porta-contentores HMM, a 22 de Fevereiro de 2018
|
Nº de Navios
|
‘000 TEU’s
|
Média de Idade
|
Frota Própria
|
25
|
197
|
9,1
anos
|
Frota Afretada
|
38
|
171
|
9,5 anos
|
Total
|
63
|
368
|
9,3
anos
|
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Fonte: Drewry Maritime Research
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Fonte
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