O porto de Xangai, o mais movimentado do mundo para o
transporte de contentores, está a lutar contra um grave congestionamento que
dura há mais de um mês devido ao tráfego excessivo, fazendo com que o problema
se espalhe para os portos vizinhos em Ningbo e Qingdao.
Em meados de Abril, o operador do porto, Shanghai
International Port Group (SIPG), publicou duas declarações dizendo que volumes de
carga mais elevados que o habitual levaram a longos atrasos na operação dos
navios, entretanto, chegados.
Segundo o porto, o congestionamento deve-se à recente
reestruturação das principais alianças de transporte, iniciada em 1 de Abril.
Mas os especialistas da indústria justificam o congestionamento
com a falta de capacidade do porto a longo prazo. De acordo com Xu Jianhua,
professor da Universidade Marítima de Xangai, a capacidade de operação projectada
para o porto é de apenas 20 milhões de unidades equivalentes de vinte pés
(TEUs), mas no ano passado operou uns fantásticos 37 milhões.
"Para aliviar o congestionamento, o porto de Xangai teve
desviar os navios porta-contentores para os portos vizinhos, embora queira
manter os clientes para si próprio", disse Xu.
Com as atuais condições, os navios ficam parados nos fundeadouros
exteriores por períodos de até 18 dias, aguardando cais disponíveis. Os longos
atrasos aumentam os custos de transporte e, no final, serão os consumidores a
terem de pagar o problema.
Outro especialista portuário disse a Reuters que muitos
clientes das províncias interiores preferem embarcar os seus produtos através do
porto de Xangai, em vez de por outros portos próximos, devido ao seu melhor
ambiente.
Outros factores que contribuem para o congestionamento
incluem situações atmosféricas de nevoeiro denso prolongado, o rápido
crescimento do comércio de importação chinês este ano e uma alteração recente
do sistema informático do porto de Xangai, de acordo com especialistas.
Acredita-se que o congestionamento poderá subsistir até,
pelo menos, à época baixa que inicia em Julho e se prolonga até Setembro.Fonte
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