Os reguladores marítimos dos EUA chumbaram o pedido de operação
como empresa conjunta apresentado pelos três operadores japoneses, de acordo
com o Wall Street Journal.
Através da exposição a Nippon Yusen K.K. (NYK-Line), Mitsui
O.S.K. Lines (MOL) e Kawasaki Kisen Kaisha (K-Line) pretendiam iniciar uma
empresa que lhes permitisse compartilhar navios e escalas portuárias, além de
pretenderem o direito de negociar como uma única empresa.
Entretanto, as transportadoras solicitaram uma fusão no
Japão, o que ainda aguarda por aprovação.
O Comissário Marítimo Federal William Doyle salientou que o
que as partes pediam tinha por base uma “coordenação de pré-fusão”, o que
poderia violar as leis americanas que proíbem as empresas de compartilhar
informações relacionadas à competitividade.
A fusão das três “majors”
japonesas está prevista para estar concluída em Julho de 2017, para começar as
operações em 2018, criando o sexto maior operador de contentores do mundo, com
uma participação de 7% no mercado global, permitindo economias de escala
estimadas em cerca de mil milhões de dólares anuais.Fonte
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