O segundo maior construtor de navios do mundo dividiu-se em
quatro empresas, uma medida para facilitar a eventual venda de parte das
empresas.
Hyundai Heavy Industries Co. começou a operar como quatro
entidades distintas na quarta-feira na tentativa do conglomerado tentar tirar o
grupo de uma crise financeira. A separação dividiu as operações em empresas dedicadas
a construção naval e projectos offshore,
máquinas eléctricas, equipamentos de construção e robôs industriais. O valor de
mercado combinado das quatro empresas agora é de cerca de US $ 14,8 mil milhões,
contra US $ 11,1 mil milhões quando a renegociação dívida pela da Hyundai Heavy
foi interrompida em Março.
"Agora, cada divisão está sendo listada em bolsa,
separadamente", disse Paul Choi, director de pesquisa da CLSA Securities
Korea Ltd. "Tanto pode ser financiada ou vendida no mercado".
O desmantelamento da Hyundai Heavy (com sede em Ulsan, na Coreia
do Sul) é o mais recente episódio de reestruturação na indústria de construção
naval do país, que inclui os três principais construtores de navios do mundo. No
seu conjunto, cortaram mais de 20 mil postos de trabalho e venderam activos à
medida que as encomendas diminuíam, por entre o excesso de capacidade de
transporte e a redução drástica dos preços do petróleo nos últimos três anos,
levando os clientes à redução de gastos com projectos offshore.
A Hyundai Heavy, a Hyundai Robotics Co., a Hyundai Electric
& Energy Systems Co. e a Hyundai Construction Equipment Co. são as quatro
empresas resultantesda divisão.
Lembro que a Daewoo Shipbuilding & Marine
Engineering Co., a Hyundai Heavy e a Samsung Heavy Industries Co. são os três
maiores construtores de navios do mundo., sendo que, no mês passado, a Daewoo evitou
uma grave crise de tesouraria depois dos seus credores concordarem em resgatar
a empresa.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário