A indústria marítima mundial está a ser advertida do risco
mortal representado por cilindros de nitrogénio corroídos usados para lançar
botes salva-vidas depois que um trabalhador ter falecido em Dunedin.
Um instalador de máquinas filipino morreu quando um cilindro
explodiu a bordo do Emerald Princess, quando atracado em Port Chalmers, em
Dunedin, no dia 9 de Fevereiro último.
Um metalúrgico especialista diz que a falha catastrófica
ocorreu em resultado de uma sobrecarga causada pela corrosão.
Ontem, a Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte
da Nova Zelândia divulgou um relatório intercalar sobre a tragédia, fazendo uma
série de recomendações ao abordar questões de segurança que considerou poderem
colocar vidas de tripulantes e passageiros em risco em locais onde os cilindros
de nitrogénio sejam armazenados em ambiente marítimo.
O relatório diz que a tripulação estava repressurizar um
sistema usado para elevar e baixar os barcos salva-vidas depois do sistema ter
perdido pressão. Durante a fase final da operação de repressurização, um dos
quatro cilindros de nitrogénio rebentou, matando o instalador.
Os testes mostraram que o cilindro que explodiu tinha
desenvolvido corrosão na parte externa, reduzindo a espessura da sua parede em
cerca de 75 por cento no ponto onde rebentou. Duas outras áreas de corrosão
foram encontradas no mesmo cilindro defeituoso.
A Comissão de inquérito também descobriu uma série de outros
cilindros, com danos similares relacionados à corrosão, a bordo do navio.
Também foram observados danos significativos de corrosão no tanque pressurizado
que liga os cilindros de azoto ao sistema de energia armazenado.
O cilindro de nitrogénio que rebentou tinha sido verificado
duas semanas antes do acidente por um representante autorizado que o considerou
em condições satisfatórias de trabalho.
A comissão manifestou preocupação com a possibilidade de
haver outros cilindros sob pressão pertencentes ao mesmo sistema ou a sistemas
semelhantes e que possam representar perigo significativo para os marítimos e
passageiros.
Em consequência, foram emitidas recomendações a todos os
Estados de bandeira, à Associação Internacional das Sociedades de
Classificação, ao fabricante do sistema alternativo de lançamento das
embarcações salva-vidas, à Cruise Lines International Association e à Maritime
New Zealand, alertando sobre o perigo de desgaste por corrosão em cilindros de nitrogénio
armazenados em ambientes agressivos.
A fabricante dos cilindros, a Navalimpianti Tecnimpianti
Group, disse que iria agora entrar em contacto com todos os clientes que tenham
a bordo o mesmo equipamento, ou similar, e que as redes de serviços da empresa iriam
informar e apoiar os clientes sobre as novas inspecções.
Qualquer cilindro de azoto considerado impróprio devido à
corrosão terá de ser removido para avaliação posterior.
A comissão recomendou à Associação Internacional das
Sociedades de Classificação que informasse os seus membros sobre as
circunstâncias do acidente mortal e aconselhá-los a alertar os seus peritos para
prestarem especial atenção a quaisquer cilindros de nitrogénio corroídos ou
outros recipientes sob pressão ao conduzir a inspecção de classe ou de Estado
de bandeira.
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