11 de maio de 2017

Indústria de cruzeiro advertida sobre cilindros "perigosos" após morte no porto de Dunedin

A indústria marítima mundial está a ser advertida do risco mortal representado por cilindros de nitrogénio corroídos usados ​​para lançar botes salva-vidas depois que um trabalhador ter falecido em Dunedin.
Um instalador de máquinas filipino morreu quando um cilindro explodiu a bordo do Emerald Princess, quando atracado em Port Chalmers, em Dunedin, no dia 9 de Fevereiro último.
Um metalúrgico especialista diz que a falha catastrófica ocorreu em resultado de uma sobrecarga causada pela corrosão.
Ontem, a Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte da Nova Zelândia divulgou um relatório intercalar sobre a tragédia, fazendo uma série de recomendações ao abordar questões de segurança que considerou poderem colocar vidas de tripulantes e passageiros em risco em locais onde os cilindros de nitrogénio sejam armazenados em ambiente marítimo.
O relatório diz que a tripulação estava repressurizar um sistema usado para elevar e baixar os barcos salva-vidas depois do sistema ter perdido pressão. Durante a fase final da operação de repressurização, um dos quatro cilindros de nitrogénio rebentou, matando o instalador.
Os testes mostraram que o cilindro que explodiu tinha desenvolvido corrosão na parte externa, reduzindo a espessura da sua parede em cerca de 75 por cento no ponto onde rebentou. Duas outras áreas de corrosão foram encontradas no mesmo cilindro defeituoso.
A Comissão de inquérito também descobriu uma série de outros cilindros, com danos similares relacionados à corrosão, a bordo do navio. Também foram observados danos significativos de corrosão no tanque pressurizado que liga os cilindros de azoto ao sistema de energia armazenado.
O cilindro de nitrogénio que rebentou tinha sido verificado duas semanas antes do acidente por um representante autorizado que o considerou em condições satisfatórias de trabalho.
A comissão manifestou preocupação com a possibilidade de haver outros cilindros sob pressão pertencentes ao mesmo sistema ou a sistemas semelhantes e que possam representar perigo significativo para os marítimos e passageiros.
Em consequência, foram emitidas recomendações a todos os Estados de bandeira, à Associação Internacional das Sociedades de Classificação, ao fabricante do sistema alternativo de lançamento das embarcações salva-vidas, à Cruise Lines International Association e à Maritime New Zealand, alertando sobre o perigo de desgaste por corrosão em cilindros de nitrogénio armazenados em ambientes agressivos.
A fabricante dos cilindros, a Navalimpianti Tecnimpianti Group, disse que iria agora entrar em contacto com todos os clientes que tenham a bordo o mesmo equipamento, ou similar, e que as redes de serviços da empresa iriam informar e apoiar os clientes sobre as novas inspecções.
Qualquer cilindro de azoto considerado impróprio devido à corrosão terá de ser removido para avaliação posterior.

A comissão recomendou à Associação Internacional das Sociedades de Classificação que informasse os seus membros sobre as circunstâncias do acidente mortal e aconselhá-los a alertar os seus peritos para prestarem especial atenção a quaisquer cilindros de nitrogénio corroídos ou outros recipientes sob pressão ao conduzir a inspecção de classe ou de Estado de bandeira.

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