9 de maio de 2017

A consultora Drewry analisa a aquisição da Hamburgo Süd pela Maersk Line

A Drewry analisou a capacidade da Maersk Line de “engolir” os seus concorrentes “numa dentada”, depois da aquisição da Hamburg Süd por US $ 4 mil milhões e que incluem algumas concessões em certas operações.
No seu comentário  Container Insight Weekly, a Drewry afirmou que o negócio veio reduzir a probabilidade de reguladores de todo o mundo possam intervir para “colocar travão nos aumentos de crescimento”.
A consultoria independente disse: "É uma consequência inevitável da concentração que ocorre no sector de contentor agora que cada nova transacção passará a ser examinada de perto pelas autoridades de concorrência.
“As condições compensatórias que vieram obrigar a Maersk não são tão duras que possam impedir de ela ser líder de mercado na maioria dos negócios compartilhados com a Hamburg Süd.”
A aquisição da Hamburg Süd foi autorizada, de modo incondicional, pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Março, embora a Comissão Europeia se sentisse obrigada a colocar condições que restringiriam a capacidade em alguns negócios, antes de também aprovar a transacção.
Quando concluída, a transacção mostrará que a entidade combinada controla, aproximadamente, 19% da capacidade da frota mundial de contentores, com base nas atuais acções, alargando a distância entre a Maersk e a MSC, a operadora que está em segundo lugar, com 15%.
Søren Skou, CEO da Maersk Line e da AP Moller - Maersk, afirmou: “Ao manter a Hamburg Süd como uma empresa separada e bem administrada, limitaremos os riscos e custos de transacção e integração, enquanto continuamos a usufruir das sinergias operacionais. “A aquisição da Hamburg Süd criará, portanto, um valor substancial para a Maersk Line já em 2019.”
A Drewry acrescentou: "A atractividade da Hamburg Süd como alvo de aquisição era óbvia. A transportadora alemã transformou-se num dos mais reconhecidos especialistas do comércio Norte-Sul da indústria, proporcionando taxas de crescimento excepcionais, o que impulsionou o apetite da Maersk pela sua aquisição.
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