12 de maio de 2017

“Baleia morta” dá à praia nas Filipinas

Os residentes de Naic, Cavite, acordaram na quinta-feira com uma visão horrível na sua praia: uma "baleia azul" em decomposição fora arrojada pelo mar. Deitada de borco, a baleia tinha a boca aberta, deixando antever uma montanha de resíduos plásticos: garrafas, recipientes de gelado, cabides, caixotes de lixo, sacos plásticos e outros detritos.
A baleia de 15 X 3 metros é, na realidade, uma instalação de arte executada pela organização de defesa ambiental Greenpeace Sudeste Asiático-Filipinas, construída com recurso a resíduos, de plástico, encontrados no oceano e colocada na praia Filipina.
Em um comunicado de imprensa, o grupo ecologista observou que mais de 30 cachalotes mortos haviam dado às costas europeias no primeiro trimestre de 2016, com os seus estômagos com grandes quantidades de resíduos de plástico.
Nas Filipinas, foi encontrada em Samal Island, em Dezembro do ano passado, uma baleia morta em cujo estômago foram encontrados plásticos, rede de pesca, madeira com pregos, cordas e fios de aço, o que as autoridades da natureza acreditam ter causado a sua morte prematura.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário