Com o crescimento rápido na frota de mega porta-contentores
e quase um ano após a abertura das novas eclusas do Canal do Panamá ampliado, em
Junho de 2016, a frota de gigantes cresceu 29% em termos de capacidade, segundo
a Clarkson Research.
A frota de mega porta-contentores de mais de 15 mil TEU
expandiu-se rapidamente nos últimos anos e, no início de Maio, situava-se em 76
navios, o que representa 1,4 milhão de TEU.
Utilizada unicamente na rota Ásia-Europa e representando 36%
da capacidade na rota no início de maio, 27% há um ano atrás, o crescimento na
frota de mais de 15 mil TEU provocou o efeito cascata aos menores, muito embora
relativamente grandes, porta-contentores deste tráfego.
A proporção crescente de navios de capacidade de 8-12.000
TEU estabelecida no tráfego Transpacífico deve-se em parte ao deslocamento
dessas unidades da rota Extremo Oriente-Europa e novas oportunidades de utilização
nas rotas Ásia/Costa Leste EUA através das novas eclusas do Canal do Panamá.
Em Maio de 2017, os navios de 8 a 12 000 TEU representaram
54% da capacidade utilizada no comércio Transpacífico, enquanto o sector de 3 a
8 000 TEU, incluindo os antigos navios Panamax, representaram 32%. Se comparado
com as percentagens de há um ano, verificamos uma inversão dos números, com 40%
e 52%, respectivamente.
“A entrega contínua de mega porta-contentores, o crescimento
do tráfego e da capacidade de infra-estrutura são os fios condutores responsáveis
por esta utilização. Esses factores estão sempre a alterar e, para acompanhar
as tendências dos navios, os especialistas do mercado têm vindo a observar a
cascata”, acrescentou a Clarksons.Fonte
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