22 de maio de 2017

Transportadores marítimos não capitalizam o aumento do tráfego intra-asiático de contentores

O tráfego de contentores dentro da Ásia está a aumentar de acordo com as estatísticas do comércio, mas as operadoras ainda não estão a beneficiar, dizem os analistas da Consultora Drewry.
Conforme relatado na semana passada, o tráfego de contentores subiu no primeiro trimestre de 2017 cerca de 10% graças, em grande parte, a uma rápida escalada nos volumes intra-regionais, particularmente, na Ásia.
Os dados provisórios sobre o comportamento do comércio no primeiro trimestre da DTS, indicam que o comércio de contentores na Ásia, abrangendo a Grande China, o Norte da Ásia e o Sudeste Asiático, subiu 23,5% em relação ao ano anterior, tendo chegado aos 10,8 milhões de TEU.
Este facto é tanto mais notável, sabendo-se que sucede a um crescimento zero durante 2016.
O tráfego mais movimentado e com crescimento mais rápido dentro do Intra-Ásia no trimestre ocorreu entre a China para / do Sudeste Asiático, que cresceu 36% para 3,4 milhões de TEU.
Assim, com o crescimento tão vincado da procura, será que as operadoras intra-asiáticas estão a verificar recompensas financeiras? Não, ainda não, de acordo com o índice de Frete Intra-Ásia da Drewry.
As taxas médias no Intra-Ásia estão, apenas agora, a mostrar uma ligeira inflexão de subida, tendo estado cerca de 18 meses estagnadas nos US $ 750 por contentor de 40 pés, disse a Drewry. Ao mesmo tempo, as operadoras especializadas na Intra-Ásia, Wan Hai e Regional Container Lines, registaram perdas operacionais no primeiro trimestre de 2017. Para Wan Hai, que antes superava os seus rivais mais globais nas margens operacionais, esta representou o terceiro trimestre de perdas em cinco anos.
A fraqueza das taxas spot no Intra-Ásia e os decepcionantes resultados das operadoras não desestabilizam, necessariamente, o historial de procura em alta, mas poderão reflectir que, à medida que os volumes aumentaram, também aumentou o número e o tamanho dos navios porta-contentores no tráfego, levando a que o equilíbrio entre a oferta e a procura se tenha deteriorado, disse Drewry.
A proximidade das economias em rápido crescimento e dos centros fabris fazem com que as perspectivas para os volumes de contentores na Ásia sejam muito mais favoráveis ​​do que noutras regiões, algumas das quais têm dado sinais pouco claros sobre o seu comportamento no comércio nos próximos tempos, disse a Drewry.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário