1 de junho de 2017

Rickmers insolvente depois de banco não aceitar tentativa de reestruturação

A empresa marítima alemã Rickmers pediu insolvência depois que o seu maior credor, o HSH Nordbank rejeitar um plano de reestruturação.
A Rickmers é a baixa de maior vulto no sector de transporte marítimo da Alemanha e o exemplo paradigmático do agravamento da turbulência na indústria global de contentores, que luta com uma oferta excessiva de navios e um crescimento de mercado lento e insuficiente.
A Rickmers, que possui 114 navios e emprega cerca de 2000 pessoas, tinha proposto um plano de reestruturação, segundo o qual o proprietário Bertram Rickmers reduziria a sua participação a 24,9%, prescindindo a favor dos, HSH e, potencialmente, outro banco 75,1%.
Surpreendentemente, o HSH (que é credor de cerca de metade da dívida de Rickmers) rejeitou liminarmente o esse plano. Assim, o pedido de insolvência foi registado no tribunal.
De acordo com a empresa de avaliação de navios VesselsValue, os activos em frete da empresa valem cerca de US $ 661 milhões. Se forem vendidos para sucata, apenas serão valorizados em US $ 244 milhões, de acordo com os dados do VesselsValue.
A desaceleração da indústria de transporte já tinha levado à falência da 7ª maior do mundo, a linha sul-coreana Hanjin, no ano passado. Mais do que isso, levou ao maior movimento de consolidações já visto, tal como as fusões da Hamburg Süd com a Maersk e da Hapag Lloyd e UASC, n uma tentativa de reduzir custos.
O banco emprestou milhares de milhões de euros  a companhias de navegação e foi obrigado a  um segundo resgate por parte dos proprietários (entidades do sector público alemão) para fazer face às provisões para empréstimos duvidosos sobre navios.
O HSH também está no meio de um processo de privatização, pelo que não se dispôs a segurar a Rickmers, uma vez que as taxas de juros e a possibilidade de incumprimento poderem pesar sobre o já fraco interesse por parte de potenciais compradores.
O banco aumentou as suas provisões para crédito mal parado respeitantes a empréstimos ao sector de navegação em 3 mil milhões de euros em 2015 e 2 mil milhões no ano passado. A sua exposição total ao sector é de 17 mil milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros correspondem a empréstimos à Rickmers.
As perdas da companhia marítima, em 2016, mais do que duplicaram (341 milhões de euros). Já, no ano passado, havia falhado uma tentativa de fusão com a rival E.R. Capital Holding.
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