18 de agosto de 2022

Tripulação abandonada em navio apagado ao largo de Dakar

O porto de Dakar, no Senegal, disse que está muito ocupado para resgatar um navio de carga em seu ancoradouro que está sem eletricidade e luzes sinalizadoras há meses, colocando em perigo os seus marítimos e os navios que passam.

O MV Onda foi declarado abandonado em dezembro de 2021 e já está em Dakar há mais de cinco meses. O seu motor avariou, o que significa que não tem energia e, portanto, não pode acender luzes para avisar os navios, que passam, da sua presença.

O risco de colisão com a embarcação apagada é alto devido à proximidade do ancoradouro a uma via marítima lotada, alerta a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF).

“Uma embarcação apagada ali posicionada à noite coloca em perigo imediato a vida dos marítimos do Onda, bem como de qualquer navio que esteja a passar. Já houve um quase acidente. Se um petroleiro colidir no Onda, haverá um desastre ambiental e humano”, disse Steve Trowsdale, Coordenador de Inspeção da ITF.

A ITF entrou em contato com as autoridades em Dakar pedindo que o Onda seja rebocado para o porto para que sejam feitas reparações no motor gerador para o tornar seguro. A resposta deles foi que o porto já está muito ocupado.

Os quatro marítimos de Camarões, Líbano, Nigéria e Síria estão sem pagamento ou provisões suficientes pelos proprietários e operadores do Onda desde há meses.

A ITF interveio para garantir que eles recebam provisões completas e água potável enquanto permanecerem ancorados.

Estão em dívida a cada um entre cinco e nove meses de pagamento, estimando-se em mais de US $ 59.000. Os quatro marítimos solicitaram o repatriamento, às custas do proprietário, como é seu direito sob a Convenção do Trabalho Marítimo.

A situação torna-se mais complexa pelo status incerto da bandeira do Onda. Estava, anteriormente, registado no Togo, mas esse país diz que o registo foi transferido para a Guiana em julho de 2021.

De facto, o navio já transmitiu um sinal de chamada da Guiana pelo seu sistema de identificação automatizado em abril deste ano. No entanto, o registo da Guiana não tem registo do navio e suspeita que ele esteja a operar ilegalmente, sob uma ‘falsa bandeira’.

 

3 comentários:

  1. Não havendo energia a bordo, há aparelhos portáteis que se acionam com energia solar. A última vez que estive em Dakar, creio que há cerca de 5 anos,havia no Porto um caso semelhante.

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  2. Há painéis solares que podem sinalizar o barco

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  3. Se eles não têm que comer, vencimentos em atraso há meses e estão fechados a bordo como irão comprar ou mandar alguém montar os painéis?

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