30 de agosto de 2022

Graneleiro colide com navio-tanque e é obrigado a varar

Um graneleiro, em perigo de afundar em Gibraltar, após colisão com um navio-tanque de GNL fundeado, estava em condição estável na manhã de hoje.

Uma inspeção inicial realizada por mergulhadores mostrou que o graneleiro sofreu danos graves no incidente.

O OS 35 de 35.362 dwt (construído em 1999 e registo Tuvalu) colidiu com o Adam LNG de 162.000 m³ (construído em 2014 e registo Ilhas Marshall), enquanto o navio-tanque de gás ligado à Asyad Shipping estava ancorado na Baía Catalã na segunda-feira.

O OS 35 foi varado pelos Pilotos de Gibraltar na tentativa de evitar que se afundasse.

O Governo de Gibraltar disse, numa atualização de situação esta terça-feira, que a proa do navio está assente no fundo do mar a 17m de água, inclinado três graus para estibordo.

Mergulhadores enviados para realizar uma inspeção submarina encontraram “danos significativos” no lado de estibordo do navio.

Isso inclui um corte na meia-nau do navio, abaixo da linha d'água, medindo cerca de 10 metros por quatro, disseram as autoridades de Gibraltar no seu anúncio.

Estão a ser alocados rebocadores e montadas barreiras para precaver qualquer derrame de óleo.

O OS 35 tinha a bordo 183 toneladas de óleo combustível pesado, 250 toneladas de diesel e 27 toneladas de óleo lubrificante quando partiu de Gibraltar na segunda-feira à noite, em viagem para Vlissengen, na Holanda.

“O navio tem 24 tripulantes, todos eles ainda a bordo, a pedido do capitão”, disseram as autoridades. “Estão disponíveis no local meios para evacuar o navio, se necessário.

Uma equipa especializada de salvadores marítimos da Holanda é esperada hoje em Gibraltar para realizar uma avaliação completa no local.

Em comunicado enviado às redações na terça-feira, a Oman Ship Management disse que o Adam LNG sofreu danos no bolbo de proa, sem entrada de água nem ferimentos na tripulação. O navio permanece ancorado no ancoradouro ocidental de Gibraltar.

Mais tarde, as autoridades de Gibraltar descreveram os danos na proa do Adam LNG como um “dente superficial”.

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