6 de agosto de 2022

'Ponto de inflexão' no mercado de embarcações de apoio offshore

A Tidewater Inc. (NYSE: TDW), com sede em Houston, proprietária e operadora da maior frota mundial de embarcações de apoio offshore, diz que este ano marcou um ponto de inflexão para o setor, pois as principais métricas apontam para melhores dias.

A Tidewater anunciou esta semana os seus resultados financeiros do segundo trimestre e do primeiro semestre, mostrando receita de US$ 163,4 milhões e US$ 269,2 milhões, respetivamente, em comparação com os US$ 90 milhões e US$ 173,5 milhões, respetivamente, em 2021. As perdas líquidas chegaram aos US$ 25,6 milhões e US$ 37,7 milhões, também, uma melhoria em relação a ano passado.

Mas, apesar das contas no vermelho, as coisas parecem melhores para o setor de embarcações de apoio offshore, à medida que a procura aumenta devido ao aumento dos preços do petróleo. As taxas médias ao dia no segundo trimestre aumentaram para US$ 12.544, um aumento de 17% em relação ao primeiro trimestre e agora estão em níveis mais altos desde o terceiro trimestre de 2016.

A utilização da frota global também aumentou, significativamente, do ano passado no segundo trimestre, de 57,0% para 75,5%, enquanto o número ativo de embarcações na frota da Tidewater aumentou de 118 para 172, incluindo a aquisição da Swire Pacific Offshore. A aquisição, que foi concluída em abril, elevou a frota da Tidewater para 203 embarcações no total, incluindo 174 OSVs, embarcações de rendição de tripulação, rebocadores e embarcações de manutenção.

Estes resultados mais recentes, aumentam o sentimento de que o mercado offshore de petróleo e gás está, finalmente, a recuperar após 8 anos “de dor”.

“Acreditamos que o segundo trimestre de 2022 marcará o ponto de inflexão no setor que há muito esperamos e, agora, está evidente no nosso desempenho financeiro”, disse Quintin Kneen, presidente e CEO da Tidewater. “A receita, a margem bruta, a taxa média diária e a utilização melhoraram, significativamente, durante o segundo trimestre, à medida que o impulso de construção na atividade de embarcações offshore atingiu a massa crítica”.

Embora Kneen observe que os resultados do segundo trimestre refletem o impacto da aquisição da Swire Pacific Offshore (SPO) pela Tidewater, algumas métricas importantes revelam que “a melhoria é clara”.

“A taxa média diária melhorou em quase US$ 1.900 por dia sequencialmente, o que é superior à melhoria que normalmente esperamos obter ao longo de um ano inteiro num ciclo normal de mercado”, disse Kneen. “A margem de fluxo de caixa ao nível do navio melhorou para 38%, um aumento de, aproximadamente, quatro pontos percentuais e continua a superar, significativamente, o valor de 30% a que assistimos nos últimos trimestres. Essas melhorias durante o trimestre, particularmente, a mudança nas taxas diárias, falam do crescimento contínuo da procura à medida que a atividade offshore continua a aumentar e os fundamentos de fornecimento de navios continuam a trabalhar a nosso favor, dada a escassez de navios disponíveis no mercado hoje.”

Olhando para o futuro… “Esperamos que a atividade continue a melhorar ao longo do que resta de 2022, com outro provável aumento em 2023”, disse Kneen.

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