9 de agosto de 2022

Navios maiores para o transporte dos grãos ucranianos

Com uma fase de teste de duas semanas concluída, navios maiores estão prontos para começar a transportar grãos dos portos marítimos ucranianos.

O maior navio até agora, o Ocean Lion de 75.656 dwt, deixou o porto de Chornomorsk esta manhã para entregar 64.720 toneladas de milho na Coreia do Sul, juntando-se a 10 navios que já partiram da Ucrânia desde que o país chegou a um acordo de embarque com a Rússia, no mês passado. O Ocean Lion estava abandonado em águas ucranianas desde o início da guerra com a Rússia no final de fevereiro.

Enquanto isso, dois navios vazios, até agora, fizeram escala em portos ucranianos para receber cargas havendo muito mais por vir.

No mês passado, a Ucrânia e a Rússia chegaram a um acordo para estabelecer rotas de transporte seguras para as exportações de grãos ucranianos de três portos por um período de 120 dias. De acordo com os detalhes dos navios da Iniciativa de Grãos do Mar Negro são inspecionados em Istambul.

A Ucrânia precisa urgentemente transferir 20 milhões de toneladas da colheita do ano passado antes que a safra deste ano chegue aos seus silos e docas sem espaço. Navios maiores, como o Ocean Lion, são necessários para levar a colheita atrasada para o mar, o mais rápido possível.

“O sucesso dos embarques iniciais pode fornecer o impulso necessário para que o processo acelere”, afirmou ontem a plataforma de fretamento Shipfix. “Ainda assim, com os tamanhos médios de pedidos de carga permanecendo em torno das 20.000 toneladas, de acordo com os dados das encomendas da Shipfix, serão necessárias aproximadamente mil viagens, a menos que navios maiores se envolvam no comércio.”

Uma zona tampão de 10 milhas náuticas foi criada como parte do corredor seguro para enviar grãos ucranianos ao exterior, com seguradoras em Londres a dizerem, agora, que estão dispostas a cobrir navios que entram e saem da Ucrânia, satisfeitos com o primeiro conjunto de viagens bem-sucedido a que se assistiu este mês.

No entanto, nem todas as remessas foram planeadas. A primeira carga agrícola a partir dos portos de grãos recém-inaugurados da Ucrânia está agora a “boiar” no Mar Mediterrâneo, na busca por um novo destino depois de perder o seu comprador. A carga a bordo do graneleiro Razoni foi rejeitada pelo seu comprador final no Líbano, devido ao atraso de cinco meses na entrega. O navio está agora num ancoradouro turco enquanto se procuram por novos compradores.

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