Após uma estadia prolongada no estaleiro, o navio que deveria pegar foguetes espaciais para um dos homens mais ricos do mundo vai, agora, para um ferro-velho.
O empreendimento espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, comprou o navio da operadora de ferries europeia Stena Line em 2018 e planeava convertê-lo de um navio de carga roll-on/roll-off num “navio de pouso de foguetes” para o foguete New Glenn reutilizável da Blue Origin.
O navio foi, originalmente, planeado para trabalhos de manutenção, reparo, revisão e modificação no estaleiro da Offshore Inland Marine em Pensacola, Flórida. Em dezembro de 2020, Bezos e a Blue Origin até realizaram uma cerimónia de batismo, renomeando o navio “Jacklyn” em homenagem a sua mãe Jacklyn Bezos.
Esperava-se que o trabalho demorasse cerca de um ano mas, anos depois, pouco progresso foi conseguido, pelo menos em relação a qualquer tipo de aparelho de pouso, apesar do trabalho em tempo integral e de “dezenas de milhões” de dólares gastos.
De acordo com o Porto de Pensicola, um grande rebocador chamado Julie F está agora a rebocar o Jacklyn para uma instalação em Brownesville, Texas, onde, segundo todos as informações, será desmantelado.
Fontes conhecedoras dizem que a Blue Origin pode ter abandonado os planos para Jacklyn em favor de barcaças, mais baratas e semelhantes às que a SpaceX usa para aterrar foguetes no mar.
Quanto ao foguete New Glenn, ele teve a sua viagem inaugural adiada do final de 2021 para o final de 2022, mas conhecedores do projeto dizem, agora, que a descolagem não será provável este ano.
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