As autoridades de Xangai suspenderam o transporte terrestre de mercadorias perigosas não essenciais em contentores após dois incêndios recentes no porto.
A suspensão vigorará até 2 de julho e segue-se ao incêndio mais recente de 17 de junho, dando aos funcionários tempo para desenvolver medidas para melhorar a segurança no transporte dessa carga.
O Shanghai International Port Group (SIPG), que opera a maioria dos terminais no porto de contentores mais movimentado do mundo, disse que o incêndio da semana passada aconteceu em Shanghai Mingdong Container Terminals, uma joint-venture com a Hutchison Ports. Shanghai Mingdong opera o maior terminal de contentores na área do porto Waigaoqiao de Xangai.
O SIPG disse que o fogo começou quando um contentor frigorífico entrou em combustão espontânea ao ser carregado num navio. Em 29 de maio, deflagrou um incêndio num contentor manuseado pela Shanghai Deepwater Port International Logistics.
A suspensão de Xangai ao transporte terrestre de mercadorias perigosas em contentores não essenciais não se aplica à carga necessária para projetos de urbanização e ao fornecimento de necessidades diárias.
As baterias de lítio estão entre as cargas afetadas pela suspensão e muitas empresas de logística estão proibidas de transportá-las. Por exemplo, a linha KMTC da Coreia informou aos clientes que, a partir de 18 de junho, não aceitaria reservas para baterias de lítio exportadas de Xangai, incluindo produtos que as contenham.
Embora haja uma forte procura por baterias de lítio na produção de veículos elétricos e computadores, os problemas de segurança relacionados não foram resolvidos de forma eficaz, resultando em riscos de incêndio persistentes.
O papel de mercadorias perigosas em incêndios em navios de contentores foi demonstrado com a perda total do navio X-Press Pearl de 2.700 TEU, de três meses, que explodiu e afundou no Sri Lanka em 2 de junho, após o suposto derrame de ácido nítrico.
Sem comentários:
Enviar um comentário