A Guarda Costeira Indiana (ICG) recebeu informações do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) Colombo na madrugada de 16 de junho de 2021 sobre um derramamento de óleo no mar a cerca de 450 km a sueste de Chennai. Numa investigação posterior, foi revelado que o navio porta-contentores MV Devon, de bandeira portuguesa, que navega de Colombo para Haldia, Bengala Ocidental, sofreu uma fenda subaquática no tanque de combustível que continha cerca de 120 KL de Óleo Combustível de muito baixo teor de enxofre (LSFO).
A fissura resultou no derrame de cerca de 10 KL de óleo no mar antes que fosse tornada efetiva uma ação preventiva, tendo o óleo remanescente no tanque sido transferido para outro tanque pela tripulação do navio. O navio transporta 10.795 toneladas de carga geral em 382 contentores e é tripulado por 17 tripulantes. O navio continua sua viagem para Haldia e provavelmente chegará em 18 de junho de 2021.
O ICG está em contato contínuo com MV Devon e o comandante relatou que o navio está estável. A equipa de resposta à poluição do ICG em Chennai foi alertada e mantida em espera. Além disso, os navios e aeronaves ICG implantados no mar também foram colocados em alerta na configuração de resposta à poluição.
Sem comentários:
Enviar um comentário