Comemora-se no dia 25 de junho de cada ano o "Dia Internacional do Marítimo", em reconhecimento da contribuição inestimável dos marítimos para o comércio internacional e para a economia mundial, muitas vezes com grande custo pessoal, tanto para eles próprios como para as suas famílias.
A Campanha 2021 será realizada sob o lema “Um Futuro Justo para os Marítimos”.
Na esteira da pandemia COVID-19, os marítimos encontraram-se na linha de frente da resposta global e sujeitos às difíceis condições de trabalho em torno das incertezas e dificuldades que tem rodeado o acesso aos portos, reabastecimento, trocas de tripulação, repatriação, etc.
À luz disso, a campanha anterior esteve focada na sensibilização dos governos do reconhecimento dos marítimos como trabalhadores-chave, permitindo reduzir as restrições de viagem que lhes foram impostas, além de lhes facilitar as rendições de tripulação.
A presente campanha continuará a incentivar os governos a apoiar os marítimos no meio da pandemia, mas alargará a sua mensagem, pedindo um futuro justo para todos os marítimos, procurando discutir questões relevantes para os marítimos após a pandemia, como tratamento justo, condições de trabalho justas (de acordo com a Convenção do Trabalho Marítimo da OIT), formação e treino justo, segurança e proteção justas, etc.
O Dia Internacional dos Marítimos é uma celebração anual organizada pela Organização Marítima Internacional (OMI) para reconhecer a contribuição que os marítimos dão ao nosso dia-a-dia.
Fonte: OMI – Organização Marítima Internacional
Sem comentários:
Enviar um comentário