25 de junho de 2021

A exposição subaquática que é um recife artificial

As Ilhas Gili, na Indonésia, são conhecidas elas suas águas cristalinas e vida marinha diversificada. A maioria dos visitantes não dispensa o mergulho de observação dos recifes coloridos e uma armada de tartarugas marinhas que povoam as ilhas. Se não conhece e procura por algo incomum, então não deixe de visitar as estátuas de Gili Meno. Estas esculturas subaquáticas são a corporização dos sonhos das sereias e tornam as fotos de uma viagem de férias, absolutamente, épicas.

Descritas como “incrivelmente belas”, as estátuas de Gili Meno rapidamente se tornaram um ponto de encontro para mergulho e apneia. O projeto, denominado “Nest”, foi encomendado pela BASK, o eco-resort frente ao qual as estátuas ficam, e criado pelo escultor britânico Jason Taylor.

Simbolizando a vida e a continuidade, são 48 as estátuas em tamanho natural e dispostas em círculo. Figuras que se abraçam, cercam estátuas deitadas sobre o fundo do oceano. Cada estátua foi feita a partir de moldes de pessoas reais, tornando as esculturas ainda mais exclusivas.

Jason Taylor é um renomado escultor subaquático, com peças nas Ilhas Canárias, México, Índias Ocidentais e até uma exposição temporária no Rio Tamisa, em Londres. O Nest não é apenas uma oportunidade incrível para fotos, também foi projetado para ser o lar de corais e poder formar um belo recife artificial.

O Nest é um espaço de meio ambiente e foi criado para ser um lar de corais. Os recifes de coral do mundo estão a morrer a um ritmo estonteante, incluindo os recifes incrivelmente diversos da Indonésia. O recente terremoto de agosto de 2018 e a ancoragem ilegal ao longo da costa das Ilhas Gili contribuíram para a destruição dos recifes de coral. No entanto, as principais causas do branqueamento e morte dos recifes de coral em todo o mundo são infligidas pelo homem: poluição, pesca excessiva e alterações climáticas.


Estas estátuas acabarão por se transformar no lar de um recife totalmente estabelecido. Feito de cimento com PH neutro, ambientalmente inofensivo e ancorado no fundo do mar, o Nest oferece uma plataforma para a vida marinha habitar. Corais moles e esponjas criarão primeiro um lar sobre essas estátuas, o que fornecerá a base para que mais vida marinha aqui floresça. Já podem ser vistos muitos peixes e até tartarugas marinhas no Nest. Instalações como estas não só ajudam a salvar os recifes em todo o mundo, como também trazem uma abundância de turistas, nos quais se inculca a consciência sobre a necessidade de salvar os recifes em primeiro lugar.

As Ilhas Gili são três pequenas ilhas ao largo da costa de Lombock, na Indonésia. A apenas a duas horas de barco de Bali, essas ilhas são uma paragem comum para os viajantes. Gili Meno é a ilha central, entre a Gili Trawangan, a oeste, e a Gili Air, a leste. 

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário