9 de dezembro de 2017

Situação meteorológica extrema desde o início da noite de Domingo e Segunda-feira

O estado do tempo vai agravar-se no Domingo devido à possível formação de uma depressão do tipo ciclogénese explosiva, caracterizada por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro de uma depressão num curto intervalo de tempo. Este tipo de situação de ciclogénese provoca tempo severo associado, geralmente, ventos fortes, precipitação intensa e agitação marítima alterosa.
Espera-se um agravamento substancial das condições meteorológicas e oceânicas, em todo o território continental, com as condições mais SEVERAS a ocorrerem à passagem de uma frente fria que varrerá o território lentamente de norte para sul.
Devemos esperar, então, para a noite de Domingo e madrugada/ manhã de Segunda-feira precipitação forte e persistente, inicialmente a norte do Tejo, estendendo-se depois a todo o território. Podem registar-se acumulados na ordem dos 100-150mm num curto espaço de tempo. O vento será predominante de Oeste rodando para Norte, será muito forte e soprará em regime de rajadas que poderão ultrapassar os 100km/h nas terras altas.
Fonte: BestWeather

Sem comentários:

Enviar um comentário