6 de dezembro de 2017

A Comissão Europeia aprovou a oferta da Cosco para a comprar da empresa-mãe da OOCL

A Comissão Europeia aprovou a proposta da COSCO Shipping Holdings para a fusão com a Orient Overseas (International) Ltd. (OOIL), a empresa-mãe da Ocean Overseas Container Line (OOCL), com sede em Hong Kong.
A COSCO e Shanghai International Port (Group) Co., Ltd. (SIPG) fizeram uma oferta conjunta pela OOIL a 9 de Julho. Nos termos do acordo proposto, que está avaliado em US $ 6,3 mil milhões, a COSCO e a SIPG pagarão US $ 10,07 por acção, em dinheiro, pelo total dos títulos OOIL em circulação. A COSCO será proprietária de 90,1% da OOIL, enquanto a SIPG manterá a participação restante de 9,9%.
O acordo obteve aprovação da Comissão Estatal de Supervisão e Administração de Activos da China no início de Setembro.
Os accionistas da COSCO aprovaram a aquisição em Outubro, e COSCO e OOIL também revelaram em Outubro que os reguladores do governo dos EUA não identificaram violações antitrust no acordo proposto.
A Comissão Europeia disse que examinou o impacto que a transacção proposta teria nos mercados, onde tanto a OOIL quanto a COSCO estão activos, principalmente o mercado de serviços de transporte marítimo de transporte marítimo de longo curso.
Se as quotas de mercado das alianças ou consórcios pertencentes a OOIL e COSCO forem consideradas, a transacção afectará as seguintes rotas comerciais (em ambos os sentidos):
     • Norte da Europa - América do Norte;
     • Norte da Europa - Extremo Oriente;
     • O Mediterrâneo - Médio Oriente; e
     • Mediterrâneo - Extremo Oriente.

Embora a comissão tenha constatado que a quota de mercado combinada da COSCO e da OOIL e dos seus parceiros consorciados será muito significativa na rota de comércio Norte da Europa e América do Norte, concluiu que, de uma forma geral, a transacção proposta não suscitará preocupações com a concorrência.

Sem comentários:

Enviar um comentário