13 de dezembro de 2017

Declaração sobre as emissões de transporte marítimo assinada por 35 países em Paris

À margem da cimeira do clima "One Planet" em Paris, o sector marítimo internacional lançou uma declaração instando o sector de transporte a agir para uma redução significativa de emissões, de acordo com os objectivos do Acordo de Paris.
Convocado para o dia do 2º aniversário do histórico Acordo de Paris, e realizado a pedido do presidente francês, Emmanuel Macron, do presidente do Banco Mundial, Jim Kim, e do secretário-geral da ONU, António Guterres, a One Planet Summit é uma aliança de centenas de líderes mundiais de todos sectores, determinados a lidar com a luta global contra as alterações climáticas.
A declaração de "Tony de Brum", assinada por 35 estados, incluindo o Reino Unido, a França, a Dinamarca, a Alemanha, o Canadá, as Ilhas Marshall, o Chile e a Nova Zelândia, diz que o transporte marítimo deve adoptar um nível de ambição equivalente ao Acordo de Paris, com o objectivo de alcançar um futuro de carbono neutro após 2050.
O acordo de Paris, adoptado durante a COP 21 da UNFCCC, tem como objectivo responder à ameaça das alterações climáticas, mantendo um aumento da temperatura global neste século bem abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e, em seguida, limitar o aumento da temperatura até mais de 1,5 graus Celsius. No entanto, excluiu o transporte marítimo internacional e a aviação dos cortes de emissões específicas.

Esta declaração de intensão vem responder a um forcing da IMO para desenvolver uma estratégia de descarbonização do transporte marítimo. A declaração congratula-se com os esforços desenvolvidos pela OMI para adoptar uma primeira estratégia de redução de gases com efeito de estufa em Abril de 2018 e uma subsequente revista, até 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário