4 de dezembro de 2017

É a fome que está a levar “barcos fantasma” norte-coreanos ao Japão?

Vários barcos de madeira com restos humanos dentro, têm dado, misteriosamente, à terra no Japão nas últimas semanas. As autoridades ainda estão a investigar de onde os chamados ”barcos fantasma” vieram, mas os especialistas dizem que todos os sinais apontam para a Coreia do Norte.
A guarda costeira japonesa, na quinta-feira, recuperou um barco decrépito junto da costa ocidental da cidade de Matsumae, na parte norte da ilha de Hokkaido. Estavam a bordo do barco de madeira dez homens que se identificaram como norte-coreanos e disseram que se tinham abrigado nas proximidades da ilha devido ao mau tempo.
A Coreia do Norte está numa situação alimentar bastante desesperada neste momento, segundo o Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade Temple no Japão.
A FAO – Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas – alertava em Julho que a pior seca em quase duas décadas ia resultar num mau ano agrícola, ameaçando criar uma situação de fome grave. A plantação de várias culturas de cereais, que estão na base da alimentação dos norte-coreanos, foi afectada, bem como a criação de gado.
Há relatos de que a liderança tem dado ordens à frota pesqueira para aumentar as capturas de peixe e os pescadores são forçados a ir cada vez mais longe, por causa da sobrepesca – tanto norte-coreana como chinesa.
A maioria das pessoas encontradas a bordo destes barcos “esfarrapados”, mortos ou vivos, acredita-se que sejam pescadores inexperientes que se esforçam para navegar pelos mares agitados da região no outono e no inverno. Há suspeitas de que alguns pretendem desertar ou tentam fugir das condições de vida extremas do seu país.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário