O operador de transporte contentorizado alemão Hapag-Lloyd
emitiu, hoje, um comunicado, informando que a sua integração com a United Arab
Shipping Co (UASC) está a decorrer e estará concluída, muito provavelmente, em
Outubro.
O conflito diplomático em curso entre o Qatar e seus
vizinhos no Golfo levou alguns analistas a questionar se a questão poderia levantar
problemas à linha de Hamburgo que está em processo de absorção da UASC na sua
rede global.
Os analistas da Alphaliner, por exemplo, questionaram se o
impasse diplomático no Médio Oriente não poderia obrigar à necessidade urgente
da Hapag-Lloyd aumentar o capital a injectar, a título de direitos. Lembra-se
que a Qatar Holding, apoiada pelo Estado, detém uma participação de 14,4% na
transportadora alemã.
O Qatar Holding e o Fundo de Investimento Público da Arábia
Saudita concordaram, anteriormente, em apoiar 50% do aumento de capital (previsto
em US $ 400 milhões) a título de direitos na Hapag-Lloyd, que
deveria suceder no prazo de seis meses após a conclusão da fusão.
Segundo a consultora Alphaliner, “actualmente, não é
clara a forma como os accionistas da Hapag-Lloyd irão resolver as complicações
decorrentes da disputa diplomática que envolve o Qatar e os seus antigos
parceiros do Médio Oriente na UASC”, quando a dívida total da Hapag-Lloyd ultrapassa,
agora, os US $ 8,3 mil milhões.Fonte
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