A Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Hitachi Power
Systems desenvolveram, em parceria, o primeiro depurador de gases de escape rectangular
do mundo, projectado para atender às limitações de espaço dos navios
porta-contentores.
O depurador baseia-se nas tecnologias de tratamento de gases
de combustão da Mitusbishi para centrais térmicas. A adopção de uma
configuração em forma de caixa rectangular oferece facilidade de instalação em
espaços pequenos e tratamento de emissões de SOx para os motores de alto
desempenho usados pelos grandes porta-contentores.
O novo depurador usa a água do mar como agente de limpeza, adoptando
um simples sistema de circuito aberto no qual a entrada de água do mar é
pulverizada directamente nos gases de escape. O uso efectivo de água alcalina
elimina a necessidade de produtos químicos ou processamento adicional.
A configuração rectangular do equipamento é simples,
permitindo uma fácil instalação em espaço do motor de convés superior, tanto em
novas construções como em reequipamento em navios sem essa tecnologia, não
invadindo o espaço de carga do navio. Isto é, particularmente, importante para
navios porta-contentores de grande dimensão que utilizam uma estrutura de dupla
ilha (casa de leme a meia-nau e casa de máquina à popa.
Este desenvolvimento técnico foi revelado na
Nor-Shipping 2017 onde, ainda sob este tipo de equipamentos, a Damen Green
Solutions (DGS), em parceria com a Damen Shiprepair & Conversion (DSC) e a
AEC, fornecedor de depuradores, têm vindo a testar uma nova técnica para a
montagem desses equipamentos. Designado apelativamente por Modular Approach, este novo processo foi projectado para reduzir o
tempo que um navio precisa gastar em doca, de duas ou mais semanas, para apenas
alguns dias. Esta redução dramática no tempo de inactividade será bem-vinda
pelos proprietários e operadores de navios. A primeira instalação deste tipo de
depurador já está em fase de entrega para o navio de carga RoRo Stena Scotia.Fonte
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