23 de outubro de 2020

Projeto de navio movido a hidrogénio garante financiamento da UE

O projeto de inovação marítima HySHIP recebeu € 8 milhões (cerca de US $ 9,4 milhões) em financiamento da UE, já que o governo norueguês anuncia um enfoque reforçado no desenvolvimento e comercialização de hidrogénio como combustível neutro em carbono.

O projeto envolve 14 parceiros europeus que colaboram no projeto e construção de um novo navio de demonstração roll-on / roll-off (RoRo) funcionando com hidrogénio verde líquido (LH2), bem como o estabelecimento de uma cadeia de abastecimento de LH2 viável e plataforma de abastecimento .

Especificamente, o projeto visa reduzir o desenvolvimento e o custo operacional de uma mudança mais ampla para o LH2 para propulsão de navios em toda a Europa.

Conforme informado, o navio será operado pelo grupo norueguês da indústria marítima Wilhelmsen e distribuirá LH2 para centros de hidrogénio ao longo da costa norueguesa. Está programado para estar operacional a partir de 2024.

O financiamento da UE proveniente do programa de investigação e inovação da UE Horizonte 2020 no âmbito da Empresa Comum de Células de Combustível e Hidrogénio (FCH2 JU) está sujeito à assinatura de um acordo de subvenção pelos parceiros HySHIP até ao final deste ano.

Além da Wilhelmsen, os parceiros do consórcio HySHIP incluem Kongsberg Maritime, LMG Marin, Equinor, Norled, PersEE, Diana Shipping, Stolt-Nielsen Inland Tanker Service BV, Air Liquide, NCE Maritime CleanTech, DNV GL, ETH Zürich, Strathclyde University e Demokritos.

Fonte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário