7 de outubro de 2020

Parte da indústria quer armadores a divulgar, publicamente, as emissões

A Sea Cargo Charter, um grupo de empresas de comércio de energia, agricultura, mineração e commodities, irá, pela primeira vez, avaliar e divulgar o alinhamento climático das suas atividades de transporte marítimo.

De acordo com agências das Nações Unidas, a indústria marítima internacional transporta cerca de 80% dos fluxos de comércio mundial e é responsável, anualmente, por 2 a 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Grandes corporações industriais são utilizadores significativos de serviços de transporte marítimo internacional. O transporte marítimo de petróleo bruto, carvão, minério de ferro, grãos e outras matérias-primas a granel utilizadas em todo o mundo representam mais de 80% do comércio marítimo global. A Sea Cargo Charter é uma estrutura global que permite a integração de considerações climáticas nas decisões de fretamento para favorecer o transporte marítimo alinhado com o clima.

Especificamente, pretende estabelecer uma linha de base comum para avaliar e divulgar se as atividades de transporte estão alinhadas com as metas climáticas adotadas. Também se apresenta em conformidade com as políticas da OMI. Isso inclui a sua ambição de que a emissão de gases de efeito estufa do transporte marítimo internacional atinja o pico o mais rápido possível e reduza as emissões anuais totais de gases do efeito estufa do transporte em pelo menos 50% dos níveis de 2008 até 2050.

Um processo de relatório padrão de emissões de gases de efeito estufa simplificará algumas das complexidades frequentemente associadas aos relatórios. Isso incentivará uma abordagem mais transparente e consistente para rastrear as emissões, o que será uma parte crítica para tornar o transporte marítimo mais sustentável

A Sea Cargo Charter pretende evoluir ao longo do tempo à medida que a OMI for ajustando as suas políticas e regulamentos e quando outros impactos ambientais e sociais adversos sejam identificados para inclusão e pretende que seja aplicável a:

    Fretadores a granel interessados ​​na carga a bordo;

    Aqueles que simplesmente fretam os navios;

    Os proprietários disponíveis e todos os fretadores de uma rede de fretamento.

Os 17 signatários fundadores do Sea Cargo Charter incluem as ADM, Anglo American, Bunge, Cargill Ocean Transportation, COFCO International, Dow, Equinor, Gunvor Group, Klaveness Combination Carriers, Louis Dreyfus Company, Norden, Occidental, Shell, Torvald Klaveness, Total, Trafigura e Ørsted. Todos os outros carregadores responsáveis ​​são convidados a aderir à iniciativa.

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