9 de outubro de 2020

A UE apoia o projeto de redução de CO2 de Antuérpia

O Porto de Antuérpia, trabalhando em conjunto com sete empresas líderes químicas e de energia, tem investigado o desenvolvimento de uma infraestrutura de CO2 com foco na captura de emissões desse gás.

Batizado de Antwerp @ C, o objetivo dos parceiros do projeto é manter o CO2 fora da atmosfera por meio de aplicativos de captura, utilização ou armazenamento de CO2, tudo em um tempo relativamente curto e a custos razoáveis. O consórcio informa que sua ambição é reduzir as emissões de CO2 dentro do porto, de 18,65 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2017, para metade, até 2030.

O projeto atingiu um marco importante com a aprovação da UE de dois pedidos de financiamento para a realização de estudos. O consórcio apresentou dois pedidos de financiamento na UE para a realização de estudos para um Terminal de Exportação de CO2 líquido, um backbone (sistema de redes mais amplo, tipicamente de elevado desempenho e com dimensões continentais) de CO2 no porto de Antuérpia e um gasoduto transfronteiriço de CO2 com ligação à Holanda.

“Agora é a hora de fazer a transição para uma economia neutra em carbono. A Europa lidera no cenário global”, disse Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia. “Com o Antwerp @ C, o porto de Antuérpia tem a chave para realizar um projeto CCUS transfronteiriço inovador, o primeiro no seu conceito e escala. Estamos orgulhosos de receber o apoio financeiro necessário para a fase de estudo, uma vez que este projeto contribuirá para os objetivos climáticos holandeses, belgas e europeus e para o aumento das metas da UE para 2030 de redução de emissões para pelo menos 55 por cento.”

O trabalho começou no final de 2019 com o consórcio explorando dois caminhos para a infraestrutura de transporte transfronteiriço de CO2. Um procura o transporte por meio de um oleoduto onshore para Rotterdam, enquanto o outro transportaria o CO2 recolhido de navios para o Noroeste da Europa. Os parceiros no projeto são Air Liquide, BASF, Borealis, ExxonMobil, INEOS, Fluxys, Porto de Antuérpia e Total.

De acordo com o Porto de Antuérpia, este projeto inovador de CCUS (Carbon Capture Utilization & Storage) transfronteiriço estaria entre a primeira e maior infraestrutura multimodal de exportação de CO2 de acesso aberto do mundo.

Fonte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário