A Global Energy Ventures da Austrália revelou hoje o projeto de um novo navio para o transporte de hidrogénio comprimido (H2 Ship) feito sob medida para o transporte de energia zero carbono.
O desenvolvedor australiano de projetos globais integrados de gás natural marinho comprimido (GNC) prevê apresentar o projeto de engenharia detalhado como parte do processo de Aprovação em Princípio do American Bureau of Shipping (ABS) no início de 2021.
O navio e seu sistema de carga estão em processo de patente.
O navio H2 foi projetado para ter uma capacidade de armazenamento de até 2.000 toneladas métricas (23 milhões de m3) de hidrogénio comprimido. O sistema de contenção encerrará o hidrogénio à temperatura ambiente a uma pressão alvo de 3.600 psi (ou 250 bar).
A empresa australiana disse que avaliaria navios de menor capacidade para fins de demonstração com base em projetos-piloto específicos de exportação.
A GEV planeia concentrar-se em projetos australianos de exportação de hidrogénio, com vários deles já em fases piloto e que procuram, agora, mercados de exportação.
O hidrogénio está a ganhar popularidade entre governos em todo o mundo e empresas de energia que alteraram o paradigma para a descarbonização de indústrias de emissão pesada.
É um combustível de queima limpa que pode ser produzido de várias formas, inclusive usando energia renovável produzida a partir da energia solar, eólica e hídrica.
O hidrogênio verde fornece uma fonte de combustível de alta densidade de energia que não emite CO2 ou emissões de efeito estufa durante o seu consumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário