31 de julho de 2017

Transporte maritimo considerado o modo mais seguro de transportar petróleo cru

O estudo “Intermodal Safety for Oil and Gas Transportation”, publicado pelo Fraser Institute (uma entidade independente e não partidária do Canadá), considera os petroleiros como o meio mais seguro para o transporte de petróleo.
Do relatório resulta que o transporte de petróleo através de oleodutos é duas vezes mais seguro do que o uso da ferrovia, sendo que os petroleiros marítimos são o meio mais seguro, com um registo de segurança marcadamente superior nos últimos 40 anos.
“A evidência é clara: a construção de novos oleodutos e o transporte marítimo de petroleiros é a forma mais segura e ambientalmente responsável de colocar o petróleo canadiano nos mercados globais”, disse Kenneth Green, director de estudos de energia e recursos naturais do Instituto Fraser, co-autor do estudo “Segurança em primeiro lugar: segurança intermodal para transporte de petróleo e gás”.
O estudo actualiza estudos anteriores que determinaram que as tubagens de transporte são 2,5 vezes menos propensas a experimentar um derrame do que a viagem por comboio, com uma taxa de ocorrência de 0,03 acidentes por milhão de barris de petróleo expedido, por oleoduto, entre 2004 e 2015, em comparação com 0,08 acidentes por milhão de barris de petróleo expedidos por ferrovia no mesmo período.
Os petroleiros marítimos, em comparação, apresentam uma taxa de derrames inferior a 0,001 por milhão de barris de óleo transportado.
De facto, enquanto o petróleo enviado por petroleiro aumentou de 1,4 mil milhões de toneladas em 1970 para 2,9 mil milhões de toneladas em 2015, a quantidade de derrames caiu em 98%. Especificamente, em 1970, sucedeu o derrame de 383 mil toneladas de petróleo (a nível global) em comparação com apenas 6 mil toneladas em 2016.
“Os canadianos poderão beneficiar de forma muito acentuada do aumento das exportações de petróleo, que deverá ser transportado da forma mais segura possível. Isso significa construir novos oleodutos até as costas do Canadá e daí expedir por transporte marítimo para todo o mundo”, disse Green.
Descarregue aqui o estudo completo

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