6 de julho de 2017

Colômbia avança para a recuperação do tesouro de galeão espanhol afundado

A Colômbia está disposta a permitir a recuperação de um galeão espanhol que carregava jóias e moedas e que afundou há mais de 300 anos, afirmou o presidente Juan Manuel Santos na quarta-feira, depois de receber uma proposta de um investidor para o trazer à superfície.
O navio chamado San Jose – que os historiadores acreditam que pode esconder um dos maiores tesouros marítimos – afundou em 1708, perto do histórico porto caribenho de Cartagena, tendo os seus destroços sido localizados em 2015.
“A descoberta deste navio – um dos mais importantes que navegou nos nossos mares durante a época colonial – deu início a um novo capítulo da história cultural e científica, não só da Colômbia, mas de todo o mundo”, disse o Presidente na televisão nacional de Cartagena.
O governo está receptivo a novas ofertas para recuperar o navio e o seu tesouro, disse o Presidente. Será, entretanto, construído um museu para albergar os artefactos encontrados nos destroços. Santos não divulgou o investidor por trás da primeira proposta ou seus termos.
As imagens de Sonar revelaram canhões de bronze feitos especificamente para o navio, armas, cerâmica e outros artefactos. A escavação arqueológica e os testes científicos sobre o naufrágio continuarão a garantir que ele possa ser devidamente preservado, disse o Presidente.
O San José fazia parte da frota do rei Felipe V, que lutou contra os ingleses durante a Guerra da Sucessão Espanhola. Cerca de 600 pessoas morreram no naufrágio quando uma frota inglesa enfrentou o galeão em luta armada.
Uma equipa de especialistas internacionais, a marinha da Colômbia e o instituto de arqueologia do país descobriram o naufrágio em 2015.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário