19 de julho de 2017

Cientistas russos patenteiam metal flutuante para cascos

Pesquisadores da Universidade Peter the Great St. Petersburg Polytechnic University (SPbPU) desenvolveram um novo material de chapa de alumínio com núcleo de espuma que poderá aumentar, consideravelmente, a flutuabilidade dos navios de casco de alumínio.
“O maior nível de porosidade pode ser usado para diminuir a densidade de elementos estruturais, por exemplo, chapas. A densidade pode ser diminuída abaixo da densidade da água. Esses elementos estruturais serão inafundáveis”, disse Oleg Panchenko, cientista-chefe do Laboratório de SPbPU de Materiais e Estruturas Leves. Isto significa que uma embarcação construída com alumínio de núcleo de espuma teria maior reserva de flutuabilidade em caso de inundação.
Além disso, a construção em sanduíche significa mais força e rigidez para o mesmo peso (para material plano). Esta vantagem tem uma contra-indicação: cientistas de resistência de materiais e inspectores de navios veteranos alertam que o contacto com água salgada pode degradar as paredes finas das bolhas na espuma de alumínio, levando à perda de resistência estrutural ao longo do tempo. Num artigo na revista Materials & Design em 2015, uma equipa liderada pelo pesquisador Xingchuan Xia descobriu que este “processo de corrosão de água salgada” deteriora drasticamente a resistência e a capacidade de absorção de energia da espuma.
O processo patenteado do SPbPU inclui um método para a criação da espuma quando necessário dentro do interior do metal, sendo o painel formado por uma folha integral sem fabrico ou ligação adicional. Graças a este avanço, o núcleo do material do SPbPU está bem protegido por uma camada externa de metal, embora qualquer entrada de água salgada possa representar um risco adicional de corrosão em relação aos materiais sólidos.
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