Pesquisadores da Universidade Peter the Great St. Petersburg
Polytechnic University (SPbPU) desenvolveram um novo material de chapa de
alumínio com núcleo de espuma que poderá aumentar, consideravelmente, a
flutuabilidade dos navios de casco de alumínio.
“O maior nível de porosidade pode ser usado para diminuir a
densidade de elementos estruturais, por exemplo, chapas. A densidade pode ser
diminuída abaixo da densidade da água. Esses elementos estruturais serão inafundáveis”,
disse Oleg Panchenko, cientista-chefe do Laboratório de SPbPU de Materiais e Estruturas
Leves. Isto significa que uma embarcação construída com alumínio de núcleo de
espuma teria maior reserva de flutuabilidade em caso de inundação.
Além disso, a construção em sanduíche significa mais força e
rigidez para o mesmo peso (para material plano). Esta vantagem tem uma contra-indicação:
cientistas de resistência de materiais e inspectores de navios veteranos
alertam que o contacto com água salgada pode degradar as paredes finas das bolhas
na espuma de alumínio, levando à perda de resistência estrutural ao longo do
tempo. Num artigo na revista Materials & Design em 2015, uma equipa
liderada pelo pesquisador Xingchuan Xia descobriu que este “processo de
corrosão de água salgada” deteriora drasticamente a resistência e a capacidade
de absorção de energia da espuma.
O processo patenteado do SPbPU inclui um método para a
criação da espuma quando necessário dentro do interior do metal, sendo o painel
formado por uma folha integral sem fabrico ou ligação adicional. Graças a este
avanço, o núcleo do material do SPbPU está bem protegido por uma camada externa
de metal, embora qualquer entrada de água salgada possa representar um risco
adicional de corrosão em relação aos materiais sólidos.Fonte
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