O Porto de Los Angeles e outros membros participantes do
programa de incentivo do Índice de Navegação Ambiental (ESI) reforçaram os seus programas de recompensas para os
operadores de navios dispostos a ir além dos padrões regulatórios na redução das
emissões nocivas dos navios.
Sob uma nova fórmula que entrou em vigor em 1 de Julho, a
participação das operadoras de navios ESI ganha, agora, pontos de incentivo
adicionais ao reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos seus navios.
O CO2 é uma fonte importante de gases de efeito estufa e que
contribuem para o aquecimento global, sendo que os navios são uma importante fonte
de emissão de CO2 durante as suas operações em porto. Os operadores de
embarcações que participam de programas ESI já ganham pontos ao reduzirem as
emissões de óxidos de nitrogénio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), estes dois
considerados como os principais componentes do smog.
O programa ESI está entre o conjunto de estratégias de ar
limpo que o Porto de Los Angeles implementou para reduzir drasticamente as
emissões dos navios entre 2005 e 2015. Nesse aspecto, no que respeita ao
navios, as emissões globais de partículas de partículas diesel (DPM) caíram
87%, as emissões de NOx diminuíram 29% e as emissões de SOx caíram 97%,
aproximando-se da eliminação total.
Os programas ESI usam um sistema de pontos baseado em
compras de combustível, tecnologias de redução de emissões a bordo e
classificação do motor de um navio de acordo com os padrões estabelecidos pela
Organização Marítima Internacional (OMI). O total de pontos determina se um
navio se qualifica para uma concessão de incentivo de cada um dos portos
participantes.
No Porto de Los Angeles, um navio com uma pontuação de 50
pontos, ou mais, rende ao operador $ 2.500 por escala, e uma pontuação de 40 a
49 é recompensada com US $ 750.
Lançado por um conjunto de portos do norte da Europa em
2011, o programa ESI recompensa os operadores de embarcações pela redução das
emissões dos navios além dos requisitos internacionais e antes dos regulamentos
pendentes. De entre as entidades que promovem incentivos incluem-se portos,
organizações de pilotagem e outras entidades. Quando o Porto de Los Angeles aderiu
ao ESI em 2012, foi o primeiro porto da América do Norte e do Pacific Rim (Círculo
do Pacífico) a se juntar ao programa.
Cada porta personaliza as suas concessões de incentivos
ESI, com base em drivers (indicadores
de negócio) regionais e operacionais. À medida que mais portos se juntarem ao
programa ESI, aumentam as oportunidades dos operadores de navios ganharem
incentivos mais amplos.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário