Ao longo do último ano, desde a inauguração da ampliação do
Canal do Panamá, vários sectores do transporte marítimo viveram um impacto
significativo, de acordo com a Clarksons Research.
Embora o sector de transporte de gás também tenha sido
influenciado, o foco principal do projecto no Panamá esteve sempre vocacionado
para o comércio de contentores e da rota da Ásia – costa leste dos EUA em
particular.
O impacto das novas eclusas, que abriram ao trânsito
em 26 de Junho de 2016, no sector de transporte contentorizado, está em linha
com as expectativas. Após a abertura, a rota Ásia-USEC viu uma rápida expansão no
tamanho dos porta-contentores, com os “Old
Panamax” a serem substituídos por unidades Neo-Panamax, com os operadores a procurarem beneficiar das
economias de escala oferecidas pela operação de navios maiores através do
canal. A utilização regular de Old
Panamaxes na rota Ásia-USEC, através do canal, caiu de 156 unidades em Junho
de 2016 para 30, agora que se passou um ano.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário