31 de julho de 2017

As novas eclusas do Canal do Panamá: um ano depois

Ao longo do último ano, desde a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, vários sectores do transporte marítimo viveram um impacto significativo, de acordo com a Clarksons Research.
Embora o sector de transporte de gás também tenha sido influenciado, o foco principal do projecto no Panamá esteve sempre vocacionado para o comércio de contentores e da rota da Ásia – costa leste dos EUA em particular.
O impacto das novas eclusas, que abriram ao trânsito em 26 de Junho de 2016, no sector de transporte contentorizado, está em linha com as expectativas. Após a abertura, a rota Ásia-USEC viu uma rápida expansão no tamanho dos porta-contentores, com os “Old Panamax” a serem substituídos por unidades Neo-Panamax, com os operadores a procurarem beneficiar das economias de escala oferecidas pela operação de navios maiores através do canal. A utilização regular de Old Panamaxes na rota Ásia-USEC, através do canal, caiu de 156 unidades em Junho de 2016 para 30, agora que se passou um ano.
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