28 de fevereiro de 2020

Tempestade de areia nas ilhas atlânticas (vídeo)


Ao longo do caminho, a areia e a poeira atravessaram os arquipélagos da Madeira e Ilhas Canárias, causando o caos.
Como se pode ver pelas imagens do satélite GOES-16, a poeira saariana distribuiu-se em espiral na circulação de um grande sistema ciclónico no nordeste do Oceano Atlântico em 24 de fevereiro de 2020.
Tudo começou no sábado passado, quando uma densa nuvem de poeira e areia foi transportada pelo vento quente do deserto do Saara para o Atlântico.
O céu sobre as Ilhas Atlânticas logo mudou de azul para bronzeado – e, depois, as condições deterioraram-se quando uma segunda nuvem de poeira passou pelas ilhas. A visibilidade caiu para apenas dezenas de metros em alguns lugares. Isso, combinado com ventos fortes que atingiram 75 mph, forçou os aeroportos a fechar e quase 800 voos cancelados ou redireccionados. As autoridades, tanto de Espanha como as portuguesas, aconselharam a que as pessoas se mantivessem em casa e com as janelas fechadas.
Conhecido localmente como "La Calima", o fenómeno é, geralmente, causado por alta pressão quente sobre o Saara e um sistema ciclónico de baixa pressão sobre o noroeste do Atlântico. Exactamente o que se passou desta vez.
O vídeo mostra a tempestade rodopiante e carregada de poeiras.
Fonte + Vídeo 

Sem comentários:

Enviar um comentário