28 de fevereiro de 2020

Novo “caso Hanjin” em perspectiva?


A classificação Altman Z colectiva das 14 empresas de transporte de contentores que publicam os seus dados financeiros deteriorou-se, acentuadamente, nos últimos 12 meses, findos em 30 de setembro de 2019, caindo de 1,35, no ano de 2018, para 1,16 no período estudado, o poderá significar uma probabilidade crescente de falência.
A fórmula de classificação Z para prever falências foi publicada pela primeira vez em 1968 por Edward Altman, que era, na época, professor assistente de finanças da Universidade de Nova York. A fórmula pode ser usada para prever a probabilidade de uma empresa entrar em falência dentro de dois anos.
“Reduções na taxa de rotatividade de activos e no património de mercado versus índices de dívida reduziram a pontuação Z em relação ao ano anterior. A pontuação – a mais baixa nos 10 anos em que foram estudados – é um indicador preocupante para as transportadoras e carregadores, cujas lembranças do colapso da Hanjin Shipping em 2016 ainda estão bem frescas ", afirmou a AlixPartners em seu relatório de perspectivas para 2020, publicado ontem.
O colapso da Hanjin Shipping da Coréia do Sul foi a maior falência da história dos navios, provocando o caos da cadeia de abastecimentos em todo o mundo.
“Se a IMO 2020 já tornava este ano uma grande disrupção para toda a indústria marítima”, disse Marc Lampieri, director administrativo da prática de transporte e infraestrutura da AlixPartners, "somemos a isso o coronavírus, a recente deterioração de algumas medidas financeiras importantes e quaisquer outras interrupções imprevistas que possam surgir no futuro próximo, e está claro que a preparação para o pior pode ser a melhor maneira de ser evitado o pior".
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