A classificação Altman Z colectiva
das 14 empresas de transporte de contentores que publicam os seus dados
financeiros deteriorou-se, acentuadamente, nos últimos 12 meses, findos em 30
de setembro de 2019, caindo de 1,35, no ano de 2018, para 1,16 no período
estudado, o poderá significar uma probabilidade crescente de falência.
A fórmula de classificação Z
para prever falências foi publicada pela primeira vez em 1968 por Edward
Altman, que era, na época, professor assistente de finanças da Universidade de
Nova York. A fórmula pode ser usada para prever a probabilidade de uma empresa
entrar em falência dentro de dois anos.
“Reduções na taxa de
rotatividade de activos e no património de mercado versus índices de dívida
reduziram a pontuação Z em relação ao ano anterior. A pontuação – a mais baixa
nos 10 anos em que foram estudados – é um indicador preocupante para as transportadoras
e carregadores, cujas lembranças do colapso da Hanjin Shipping em 2016 ainda estão
bem frescas ", afirmou a AlixPartners em seu relatório de perspectivas
para 2020, publicado ontem.
O colapso da Hanjin Shipping
da Coréia do Sul foi a maior falência da história dos navios, provocando o caos
da cadeia de abastecimentos em todo o mundo.
“Se a IMO 2020 já tornava este ano uma grande disrupção para toda a
indústria marítima”, disse Marc Lampieri, director administrativo da prática de
transporte e infraestrutura da AlixPartners, "somemos a isso o
coronavírus, a recente deterioração de algumas medidas financeiras importantes
e quaisquer outras interrupções imprevistas que possam surgir no futuro próximo,
e está claro que a preparação para o pior pode ser a melhor maneira de ser evitado
o pior".Fonte
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