19 de fevereiro de 2020

Óleo alimentar usado convertido em absorvente de derrames (vídeo)


Cientistas australianos desenvolveram um polímero reutilizável semelhante a uma esponja para absorver, de forma muito eficiente, derrames de óleo nos oceanos de todo o mundo.
O polímero absorvente é feito com óleo de cozinha usado proveniente de lojas de fast-food, ao qual juntam enxofre – um subproduto da indústria do petróleo. E a boa notícia é que pode estar, comercialmente, disponível até o final deste ano.
O produto é hidrofóbico – o que significa que se separa da água e se liga bem ao óleo. O polímero absorve o óleo como uma esponja, formando um gel que pode ser retirado da água. É capaz de absorver duas a três vezes a sua massa em óleo ou diesel e é reutilizável. O óleo recuperado pode ser espremido do polímero como a água de uma esponja e também pode ser reutilizado.
A equipa internacional de pesquisa é liderada por Justin Chalker, professor sénior de Química Sintética da Flinders University, em Adelaide, no sul da Austrália.
A equipa desenvolveu, originalmente, o polímero para recuperar a poluição por mercúrio do solo, da água e do ar, em minas e complexos industriais. Actualmente, está a ser usado num programa de remoção de mercúrio dos rios contaminados pela mineração de ouro, na Colômbia.
Os pesquisadores esperam aumentar a produção do polímero podendo o produto ficar disponível comercialmente muito em breve, dependendo do sucesso dos testes de campo e do nível de suporte e colaboração dos parceiros do sector, segundo disse o investigador chefe.
Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário