O estaleiro lisboeta
Navalrocha concluiu um projecto de reparação e reforma de vários milhões de
euros para a empresa de geofísica marinha Polarcus, com sede no Dubai.
O projecto de docagem seca,
concluído no final de janeiro de 2020, envolveu um amplo conjunto de trabalhos no
navio de pesquisa sísmica 3D / 4D ultra moderna de 14 serpentinas – “Polarcus Naila”.
A embarcação está entre as
embarcações sísmicas ambientalmente mais avançadas do mundo, com propulsão
diesel-eléctrica, conversores catalíticos de alta especificação, um casco duplo
e sistema avançado de limpeza de águas de esgoto.
O director comercial da
Navalrocha, Sérgio Rodrigues, disse que o projecto, especialmente sensível,
envolveu um amplo e minucioso trabalho.
"O Polarcus Naila esteve
no estaleiro da Navalrocha durante um total de 33 dias, desde o período de
Natal", disse ele. “O projecto envolveu cinco parceiros principais que
operam na base do estaleiro da Navalrocha e uma série de outras empresas
marítimas especializadas, fornecendo uma variedade de trabalhos mecânicos,
hidráulicos, tubulações, siderurgia, projecção de inerte e pintura, para além da
limpeza de tanques de óleo, combustível e lastro, carpintaria e soldagem.
“Cerca de 350 engenheiros
estiveram envolvidos no projecto, o que exigiu um cuidadosa gestão e
coordenação na utilização de equipamentos de pesquisa de alto valor. Foram
usados quatro guindastes móveis, três gruas de parque e seis empilhadores para
manobrar a infra-estrutura a bordo. Os engenheiros repararam quatro guinchos,
substituíram outros dois e instalaram dois novos guinchos para reforçar as
operações.
Um dos principais motivos
pelos quais a Polarcus escolheu o Estaleiro Navalrocha foi devido à escala das
suas docas secas. O navio exigia uma folga de calado de 2,5 m, do piso da doca
até o fundo da embarcação, para facilitar o acesso ao objectivo principal do
trabalho, que envolvia a renovação de 12 caixas onde se encontram as unidades
de refrigeração.
Esta notícia chega logo após
a Navalrocha ter finalizado e entregue o seu primeiro projecto BWTS (tratamento
de água de lastro) para o navio-tanque “Paxoi”, encerrando um período activo de
12 meses, com mais de 30 projectos de doca seca, estaleiro a molhado e cais, e
que envolveram navios de transporte de gado, de expedição polar, ferries,
rebocadores, cargueiros, navios de cruzeiro e embarcações à vela. O estaleiro
também está a procurar ganhar mercado nos mercados de GLP e de navios de
produtos.
Sem comentários:
Enviar um comentário