10 de fevereiro de 2020

Estaleiro Navalrocha completa projecto multimilionário


O estaleiro lisboeta Navalrocha concluiu um projecto de reparação e reforma de vários milhões de euros para a empresa de geofísica marinha Polarcus, com sede no Dubai.
O projecto de docagem seca, concluído no final de janeiro de 2020, envolveu um amplo conjunto de trabalhos no navio de pesquisa sísmica 3D / 4D ultra moderna de 14 serpentinas – “Polarcus Naila”.
A embarcação está entre as embarcações sísmicas ambientalmente mais avançadas do mundo, com propulsão diesel-eléctrica, conversores catalíticos de alta especificação, um casco duplo e sistema avançado de limpeza de águas de esgoto.
O director comercial da Navalrocha, Sérgio Rodrigues, disse que o projecto, especialmente sensível, envolveu um amplo e minucioso trabalho.
"O Polarcus Naila esteve no estaleiro da Navalrocha durante um total de 33 dias, desde o período de Natal", disse ele. “O projecto envolveu cinco parceiros principais que operam na base do estaleiro da Navalrocha e uma série de outras empresas marítimas especializadas, fornecendo uma variedade de trabalhos mecânicos, hidráulicos, tubulações, siderurgia, projecção de inerte e pintura, para além da limpeza de tanques de óleo, combustível e lastro, carpintaria e soldagem.
“Cerca de 350 engenheiros estiveram envolvidos no projecto, o que exigiu um cuidadosa gestão e coordenação na utilização de equipamentos de pesquisa de alto valor. Foram usados quatro guindastes móveis, três gruas de parque e seis empilhadores ​​para manobrar a infra-estrutura a bordo. Os engenheiros repararam quatro guinchos, substituíram outros dois e instalaram dois novos guinchos para reforçar as operações.
Um dos principais motivos pelos quais a Polarcus escolheu o Estaleiro Navalrocha foi devido à escala das suas docas secas. O navio exigia uma folga de calado de 2,5 m, do piso da doca até o fundo da embarcação, para facilitar o acesso ao objectivo principal do trabalho, que envolvia a renovação de 12 caixas onde se encontram as unidades de refrigeração.
Esta notícia chega logo após a Navalrocha ter finalizado e entregue o seu primeiro projecto BWTS (tratamento de água de lastro) para o navio-tanque “Paxoi”, encerrando um período activo de 12 meses, com mais de 30 projectos de doca seca, estaleiro a molhado e cais, e que envolveram navios de transporte de gado, de expedição polar, ferries, rebocadores, cargueiros, navios de cruzeiro e embarcações à vela. O estaleiro também está a procurar ganhar mercado nos mercados de GLP e de navios de produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário