Embora a China tenha retornado,
parcialmente, o trabalho hoje, dados da Sea-Intelligence, com sede em Copenhaga,
sugerem que o coronavírus está a custar US $ 350 milhões aos navios, a cada
semana, em receitas perdidas.
O Sea-Intelligence sugere
que o défice de contentores devido ao vírus é de até 350.000 TEUs por semana,
chegando ao valor de US $ 350 milhões com base nas taxas médias de cerca de US
$ 1.000 por TEU.
Os navios de linha
aumentaram a quantidade de travessias a meia-carga nas últimas semanas, com a
Sea-Intelligence a observar que há um total de 21 travessias canceladas devido
ao coronavírus, só no transpacífico, retirando 198.500 TEU do tráfego. Isto soma
às 61 travessias já canceladas devido ao Ano Novo Chinês, elevando o número
total de travessias em branco para 82.
Para a Ásia-Europa, 10
travessias foram canceladas graças ao vírus, removendo 151.500 TE do mercado,
elevando o número total de travessias em branco para 54, no norte da Europa e
no Mediterrâneo.
A Sea-Intelligence, no seu
relatório Sunday Spotlight, focou outro efeito do vírus sobre as cadeias de abastecimento
globais, alertando os carregadores de retorno que precisarão planear uma muito
provável contingência, porque poderão experimentar escassez de capacidade de
transporte devido a viagens suprimidas e ao provável aumento acentuado das
taxas de frete, durante março e abril.
Na semana passada, analistas de outra consultora de transporte de contentores,
a Alphaliner, alertaram que o coronavírus reduzirá o volume de carga de contentores
nos portos chineses – incluindo Hong Kong – em mais de 6 milhões de TEUs no
primeiro trimestre de 2020. Essa contracção de volume deve reduzir o
crescimento global da taxa de transferência de contentores em pelo menos 0,7% no
cômputo de todo o ano.Fonte
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