A Grã-Bretanha planeia
anunciar a localização de até 10 zonas de comércio livre não alfandegadas
pós-Brexit até o final deste ano para que elas possam começar a operar em 2021,
disse o governo no domingo.
Enquanto a Grã-Bretanha
desenvolve a sua própria política comercial pela primeira vez em décadas,
depois de deixar a União Europeia no final de janeiro, o governo lançou uma
consulta pública de 10 semanas estabelecendo os seus planos para o porto franco
ou zonas de livre comércio.
Uma vez concluída a
consulta, os portos marítimos, aéreos e ferroviários poderão concorrer ao estatuto
de porto franco.
"O porto franco libertará
o potencial dos nossos gloriosos portos históricos, impulsionando e regenerando
comunidades em todo o Reino Unido", disse o secretário-chefe do Tesouro,
Rishi Sunak, em comunicado.
"Eles irão atrair novos
negócios, multiplicando empregos, investimentos e oportunidades em cidades por todo
o país".
O porto franco é uma área em
que as mercadorias importadas podem ser mantidas ou processadas sem direitos
aduaneiros antes de serem reexportadas, novamente. Eles também podem ser usados
para importar matérias-primas e permitir acrescentar mais-valias produzir
acabados para exportação.
O governo pretende considerar
medidas tributárias destinadas a aumentar o investimento em infraestrutura,
construção e maquinaria nos portos francos para aumentar a produtividade.
Também poderá lançar mão de mudanças nos impostos para reduzir os custos de
contratação de trabalhadores em locais de porto franco, diz-se no documento.
O porto franco poderá,
ainda, ser usado para testar procedimentos, transporte e tecnologias verdes,
antes de poderem ser adoptados, de forma mais ampla, em toda a economia, disse
o governo.
Alguns especialistas em
comércio afirmam que o benefício líquido do porto franco é limitado e que,
muitas vezes, absorvem e redistribuem a actividade económica de outras partes
do país.
Um porto franco é uma área perto de um porto ou aeroporto, para o qual
mercadorias de países estrangeiros são transportadas e parqueadas sem pagamento
de impostos, servindo de placa giratória ao serem reenviadas para outro país,
quando deixarem essa área.Fonte
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